Flamengo Lance do polêmico Clássico dos Milhões deste domingo, no Mané. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Dez pitacos sobre futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Esporte
  1. Coleção de lambanças

Sobre o Clássico dos Milhões no Mané Garrincha, vamos por partes. Quem leu a edição impressa e online do Correio Braziliense em 8 de fevereiro deste ano não ficou nem um pouco surpreso com o apagão. Mostramos que, por causa de um curto circuito e no-breaks queimados, quem resolvesse jogar no estádio mais caro da Copa de 2014 teria de alugar gerador para prevenir a queda de energia. Foi o caso do Flamengo. Pagou R$ 4 mil do próprio bolso para comprar óleo diesel e um profissional responsável por ficar de plantão gerenciando um gerador na vitória por 2 x 0 sobre o Grêmio pela Primeira Liga. É uma vergonha. Sem mais. Ah, o Mané Garrincha está perto de completar quatro anos e ninguém resolve o problema de acesso dos torcedores ao estádio em dia de jogo. Muitas reclamações de filas.

Matéria publicada em 8 de fevereiro no Correio
Matéria publicada em 8 de fevereiro no Correio alertava sobre o risco de apagão no Mané Garrincha

Agora, sim, sobre o jogo. Luis Fabiano merecia, sim, cartão amarelo pela falta em Renê. Estava de bom tamanho. Mas o Fabuloso exagerou. Também mereceu o vermelho por peitar o árbitro Luis Antônio Silva dos Santos, o Índio. Não pode. Mas o juiz errou mais feio ainda ao quase cair depois da peitada do xará. Não foi para tanto. Não, mesmo! O juiz também merecia cartão vermelho. Deveria sair de campo junto com Luis Fabiano na mesma hora. O árbitro está lá dentro de campo para combater, entre outras indisciplinas, simulação. E simulou!

Luis Antônio Silva Santos permaneceu dentro das quatro linhas e fez pior: assinalou um pênalti inexistente de Renê. A bola bateu na barriga do lateral-esquerdo e não na mão. Nenê cobrou o pênalti e decretou o empate. Aliás, quando Alex Muralha vai defender um pênalti de novo? O único que eu lembro com a camisa do Flamengo foi aquele na estreia dele, em 5 de março de 2016, na vitória por 3 x 1 sobre o Bangu, pelo Campeonato Carioca. Era a estreia dele.

Mas voltemos a falar de Luis Antônio Silva Santos. Ele sabia que havia encenado no lance da expulsão de Luis Fabiano. Que pegou mal pra ele. Procurava um motivo para amenizar o erro gravíssimo. E aí decidiu inventar. Duas perguntinhas que não ofendem: por que a Ferj insiste tanto em delegar clássicos a Luis Antônio Silva Santos? Não é de hoje que o Índio faz lambança não só em clássicos estaduais, mas no Brasileirão. A outra é: por que a federação suspendeu o juiz e o auxiliar tão rapidamente? Foi na base do grito do Flamengo ou da tolerância zero, mesmo, de uma entidade que exige arbitragem de excelência em suas competições?

 

  1. Sassaricando

Muito bacana ver o atacante Sassá colocando a cabeça no lugar, jogando futebol e fazendo gol. O Botafogo vai precisar muito dele ao longo da temporada, principalmente na Libertadores. É bom jogador, só precisa ter cuidado com o extracampo. Quanto ao Fluminense, o time de Abel Braga tem me agradado desde o início do ano. É veloz, moderno, obediente aos novos conceitos de Abel Braga. Campeão da Taça Guanabara, o tricolor assegurou no mínimo a segunda melhor campanha geral. No fim de semana, vai brigar com o Flamengo pela vantagem nas semifinais e na decisão do Estadual. Para fechar, que bela contratação o Sornoza, hein…

 

  1. Repertório clássico

Impressionante a primeira fase do Corinthians. Para mim, o Timão tem o elenco mais fraco entre os grandes de São Paulo. No entanto, sob o comando de Fabio Carille, o alvinegro está se superando. Com o empate por 1 x 1 diante do São Paulo, no Morumbi, passou pela primeira fase sem perder clássicos. Derrotou Palmeiras e Santos e segurou o tricolor. Detalhe: Jô fez gol nos três clássicos. Brilhante. Por sinal, que fase do São Paulo de Rogério Ceni. Lá se vão cinco jogos sem vitória. No sábado, Eduardo Baptista e Dorival Júnior, que começaram o ano sob risco de demissão, deram mais provas de que os torcedores terão de engoli-los por mais um tempinho. Ou um tempão. Lamentável a morte do torcedor que se arriscou ao tentar mudar de setor no Morumbi.

 

  1. Os opostos se atraem

As voltas que o Campeonato Gaúcho dá… Lembra que o Internacional estava praticamente condenado a ficar fora das quartas de final do Estadual? E até de ser rebaixado para a segundona dos pampas? Pois se a primeira fase terminasse hoje, o Grêmio, terceiro colocado, enfrentaria o sexto, Internacional. Um deles ficaria pelo caminho nas quartas de final. No sábado, o Grêmio goleou o Juventude por 4 x 0. Neste domingo, o colorado sofreu, mas venceu o São José por 2 x 1. Falta apenas uma rodada para sabermos se vai rolar ou não um Gre-Nal de arrebentar a boca do balão tão precocemente. A conferir…

 

  1. Está lá pra isso…

Que início de temporada do Fred! São 10 gols no Campeonato Mineiro. Tudo bem, vale ponderar que vários times do Estadual são fracos. E que no clássico diante do Cruzeiro ele simplesmente não existiu. Bons argumentos. Mas há um discurso batido que também tem seu fundo de razão. Atacante vive de gol. Fred foi contratado para isso. Queiram ou não queiram, o centroavante está fazendo muito bem o trabalho dele. Do contrário, diriam que Fred é decadente, que não consegue balançar a rede nem dos adversários do Mineiro. No fim das contas, a vitória sobre o URT serviu para cantar parabéns pelos 109 anos do Galo.

 

  1. Já levou mais gente…

Confesso que fiquei surpreso com o público do clássico paraense neste domingo. Paysandu e Remo levaram 22.421 pagantes ao Mangueirão no empate por 1 x 1. Na minha opinião, pouco para a tradição do clássico. No total, 25.376 presentes. Mesmo com uma plateia baixa para os padrões do Re-Pa, foi quase o público pagante do Clássico dos Milhões deste fim de semana em Brasília, que teve 28.071 pagantes.

 

  1. E contando…

O Campeonato Brasileiro ainda nem começou e quase um quarto dos clubes mudou de técnico: Vasco, Coritiba, Ponte Preta e Sport. O time cruz-maltino trocou Cristóvão Borges por Milton Mendes. O Coxa deu as contas de Paulo César Carpegianni e joga sob o comando de Pachequinho. A Ponte Preta dispensou Felipe Moreira e é treinada por Gilson Kleina Neste domingo, foi a vez de Daniel Paulista perder o emprego no Sport depois de tropeçar diante dos reservas do Santa Cruz.  O entra e sai de técnico mais uma vez promete em 2017.

 

  1. Líder virtual e os rebaixados

Ao que tudo indica, o Ceilândia tem tudo para terminar a primeira fase do Campeonato Candango com a melhor campanha. O Gama pulou na frente ao empatar com o Ceilândia no sábado, por 1 x 1, mas o alvinegro tem um jogo a menos. Em tese, se vencer as duas partidas que lhe restam, fechará a fase à frente do atual líder, Gama, e do Brasiliense. Que bela campanha do Santa Maria, comandado pelo ex-zagueiro Jairo Araújo. Lembram dele? Comandou até o Atlético-GO na Série A do Campeonato Brasileiro e faz um belíssimo trabalho neste Candangão. No fim de semana, venceu o atual campeão, Luziânia, no Estádio Serra do Lago. Por incrível que pareça, se a primeira fase terminasse hoje, Gama e Brasiliense teriam duelos traiçoeiros no mata-mata. O alviverde pegaria o Luziânia e o Jacaré, o Real. Parece fácil levando em conta a classificação, mas não é, não. Ah, faltou dizer: o rebaixamento está decidido. Caíram o Atlético Taguatinga e o decadente Brasília. É o terceiro rebaixamento do colorado — oito vezes campeão e que teve três vices consecutivos recentes.

Classificação

  1. Gama, 21
  2. Brasiliense, 21
  3. Ceilândia, 20
  4. Santa Maria, 14
  5. Paracatu, 14
  6. Sobradinho, 14
  7. Real, 13
  8. Luziânia

===========================

  1. Paranoá, 11
  2. Formosa, 10

===========================

  1. Brasília, 6
  2. Taguatinga, 6

Resultados do fim de semana

Ceilândia 1 x 1 Gama

Luziânia 0 x 1 Santa Maria

Artilheiros

Betinho (Sobradinho), Michel Paulista (Formosa), Roberto Pitio (Gama) e Romarinho (Ceilândia), 5 gols

 

  1. Laranja podre

Impressionante como ex-jogadores da Holanda que se destacaram com a camisa da Laranja Mecânica não conseguem vingar como técnico da seleção. Danny Blind é a nova vítima. Depois de ficar fora da Eurocopa de 2016, o risco de não participar do Mundial da Rússia fez com que ele fosse demitido. Marco van Basten e Frank Rijkaard foram outros nomes históricos que ocuparam o cargo e não tiveram sucesso. Como fã do futebol holandês, meus favoritos ao cargo são Frank de Boer, Ronald Koeman ou Gio van Bronckhorst.

 

  1. Todos os campeões do mundo…

Pelo andar da carruagem, teremos mais uma Copa do Mundo com todos os campeões classificados. Como era de se esperar, Alemanha e Inglaterra, assim como o Brasil, estão com as mãos na vaga para a Copa do Mundo da Rússia-2018. Líder do Grupo F com nove pontos, a Inglaterra passou fácil pela Lituânia por 2 x 0. Defoe e Vardy fizeram o serviço. A tranquilidade da Inglaterra impressiona. A seleção costuma sofrer bastante nas Eliminatórias. Não é o caso por enquanto. Em Baku, a Alemanha protagonizou mais uma goleada, dessa vez sobre o Azerbaijão, por 4 x 1. Dois gols de Schürrle, um de Mário Gomez e outro Thomas Müller. Brasil, Uruguai e Argentina estão na zona de classificação da América do Sul. Alemanha, Inglaterra, França e Espanha também na Europa. A tendência é que a Itália encare uma repescagem. Não é nada demais. A Squadra Azzurra está na mesma chave da Espanha. Portanto, e um ou outro.