Sane Leroy Sané tem tudo para continuar brilhando com a camisa do Manchester City. Foto: Adrian Dennis/AFP Leroy Sané tem tudo para continuar brilhando com a camisa do Manchester City.

Dez camisas 19 que podem brilhar em 2019

Publicado em Esporte

No futebol, é número da sorte, sim.

Em 2014, decidiu o título da Copa do Mundo. Mario Götze vestia a camisa 19 no gol da vitória por 1 x 0 da Alemanha sobre a Argentina, no Maracanã.

Recordista de prêmios de melhor do mundo ao lado de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi vestiu a camisa 19 do Barcelona antes herdar a 10 de Ronaldinho Gaúcho.

Lembram de Dwight Yorke. O maior jogador da história de Trinidad e Tobago era o 19 do Manchester United na final da temporada de 1998/1999 da Champions League. Inclusive foi artilheiro do torneio ao lado do ucraniano Shevchenko. Cada um fez oito gols.

No primeiro post do ano, separei 10 jogadores em atividade na Europa que vestem a camisa 19 e podem brilhar (ou não) no restante da temporada.

Como os clubes brasileiros só se reapresentam em janeiro e ainda não há definição quanto ao número de camisa, resta especular.

Dona da 19 do Flamengo em 2018, Henrique Dourado foi artilheiro do Brasileirão em 2017 sob o comando de Abel Braga. O centroavante terá o apoio do velho comandante para ir além dos 12 gols marcados neste ano em 40 jogos com a camisa rubro-negra?

E Bruno Henrique? Imprescindível no excelente ano do Palmeiras, o volante quebrou o recorde pessoal de gols em uma temporada: 14 em 63 jogos. O xodó da torcida alviverde manterá o desempenho no ano em que completará 30 anos?

Os brasileiros que atuam por aqui a gente discute mais pra frente. Por enquanto, fiquemos com os “europeus”.

Um excelente 2019 a todos!

 

Bernd Leno (Alemanha/Liverpool)
O goleiro alemão de 26 anos desembarcou nesta temporada no Arsenal e acumula 24 gols sofridos em 18 jogos. O desafio de um dos candidatos a sucessor de Neuer na seleção da Alemanha é se firmar como titular no clube inglês tendo Petr Cech como sombra.

 

Leroy Sané (Alemanha/Manchester City)
Preterido pelo técnico Joachim Löw na Copa da Rússia, o atacante de 22 anos esta comendo a bola nesta temporada com a camisa do Manchester City. São oito gols em 24 jogos. Sem contar as assistências. Mais um ano para convencer Löw a corrigir o erro na Eurocopa-2020.

 

Diego Costa (Espanha/Atlético de Madrid)
O retorno do brasileiro naturalizado espanhol não tem sido tão abençoado. Operado em dezembro de uma lesão no pé esquerdo, o sergipano tinha uma temporada discreta antes da contusão. Havia marcado apenas quatro gols em 15 jogos. Voltará melhor?

 

Rodrigo Moreno (Espanha/Valencia)
Filho do ex-lateral-esquerdo Adalberto, do Flamengo, o atacante de 27 anos não repete nesta temporada o desempenho da anterior, quando foi decisivo com a camisa do Valencia e foi convocado para a Copa da Rússia pelo técnico Julen Lopetegui.

 

Leonardo Bonucci (Itália/Juventus)
De volta ao clube após uma temporada no Milan, voltou a formar um par perfeito de zaga ao lado do excelente Chiellini. A Juventus tem a melhor defesa do Campeonato Italiano e a segunda menos vazada na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.

 

Munir El-Hadari (Espanha/Barcelona)
A concorrência com Lionel Messi, Luis Suárez, Malcom e Dembelé chega a ser desleal no clube catalão para a promessa de 23 anos, mas o prata da casa do time azul-grená vai colecionando milhas e evoluindo. Ajuda quando entra. Tem dois gols em 11 partidas na temporada.

 

Alvaro Odriozola (Espanha/Real Madrid)
Aos poucos, o jogador de 23 anos vem sendo preparado para ser o novo Sergio Ramos do Real Madrid e da seleção da Espanha. O treinador Julen Lopetegui inclusive convocou o jogador para a Copa do Mundo da Rússia, disputada sob a batuta de Fernando Hierro.

 

Nicolas Pépé (Costa do Marfim/Lille)
Apontado como possível novo ídolo da seleção da Costa do Marfim depois da aposentadoria de Didier Drogba, o meia-atacante de 23 anos briga gol a gol com Kylian Mbappé pela artilharia do Campeonato Francês. O jogador do Lille tem 12 bolas na rede contra 13 do craque do PSG.

 

Djibril Sidibé (França/Monaco)
Campeão mundial com a seleção da França na Copa da Rússia, o lateral tem uma missão complicada neste ano: evitar o rebaixamento do Monaco para a segunda divisão. Há dois anos, o clube conquistava o título da Ligue 1 na temporada de 2016/2017. A equipe é vice-lanterna.

 

Luiz Gustavo (Brasil/Olympique de Marselha)
Lembra dele? O volante do Brasil na Copa de 2014 foi um dos responsáveis pelo vice-campeonato do Olympique de Marselha na Liga Europa da temporada passada. Importante na engrenagem do técnico Rudi Garcia, o cabeça de área tem dois gols em 22 jogos. O cara que protege a zaga.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF