Derrota para o São Paulo amplia lista de más largadas do Fla no Brasileirão na era dos pontos corridos: duas vitórias em 13 estreias

Publicado em Sem categoria

Carro rubro-negro nos tempos da Suuperleague Fórmula

Na era dos pontos corridos, o Flamengo lembra dois péssimos ex-pilotos da Fórmula 1: o malaio Alex Yoong e o japonês Kazuki Nakagima. Explico: é impressionante como o rubro-negro carioca larga mal, faz barbeiragem e quebra em estreias nesses 13 anos de formato do Brasileirão.

A estreia diante do São Paulo foi a 13ª na história do clube nos pontos corridos.
O time rubro-negro venceu apenas duas, contra o Santos, em 2008, e o Avaí, em 2011.
Nas outras 11 largadas, o Flamengo perdeu quatro e empatou sete.
A coleção de maus resultados é o reflexo de um clube que entra ano sai ano começa o Campeonato Brasileiro sem foco.
O Flamengo entra no campeonato preguiçoso, como se estivesse a passeio na Série A, e não para brigar pelo título em nome, no mínimo, de sua grandeza. Parece que brigar contra o rebaixamento satisfaz.
Nem mesmo quando foi campeão, em 2009, o Flamengo largou bem.
Perdeu por 2 x 0 para o Cruzeiro e só engrenou do meio para a frente.
O Flamengo conseguiu ser patético neste domingo contra o São Paulo.
O time teve um mês de pré-temporada, duas semanas de intertemporada após a eliminação no Carioca, começou o ano com o protótipo de um bom time e parecia um bando na derrota por 2 x 1 no Morumbi. 
O elenco é ruim? Sim, péssimo, limitado, supervalorizado diga-se de passagem. Mas, há algo de podre no reino da Gávea. A insatisfação de Vanderlei Luxemburgo com a falta de um camisa 10 e de um 9; a situação insustentável na relação com o departamento médico coordenado por José Luiz Runco; a insatisfação de jogadores como Eduardo da Silva com o banco de reservas; os afagos do treinador ao São Paulo, clube em que ele jamais trabalhou…
Apostar nas roubadas de bola dos volantes e para explorar a velocidade de Marcelo Cirino nos contra-ataques é um repertório muito pobre para um técnico pentacampeão brasileiro. 
Vanderlei Luxemburgo está aborrecido, perdido, cansado de tirar leite de pedra. O time parecia encaixado no fim da temporada passada após a fuga da zona de rebaixamento e da semifinal na Copa do Brasil. Era favorito ao título carioca, mas foi eliminado pelo Vasco, um adversário com muito menos tempo de trabalho sob a batuta do técnico Doriva.
A confiança está abalada na Gávea. Vanderlei Luxemburgo mantém um pé atrás com a diretoria, incapaz de fazer mimos. E a diretoria parece cansada das reivindicações públicas e dos desgastes internos como o que vem ocorrendo com Runco.
Uma hora o barril de pólvora explode.

As estreias do Flamengo na era dos pontos corridos

2003 1 x 1 Coritiba (c)
2004 0 x 0 Grêmio (f)
2005 1 x 1 Cruzeiro (c)
2006 0 x 1 São Paulo (f)
2007 2 x 4 Palmeiras (c)
2008 3 x 1 Santos (c)
2009 0 x 2 Cruzeiro (f)
2010 1 x 1 São Paulo (c)
2011 4 x 0 Avaí (c)
2012 1 x 1 Sport (f)
2013 0 x 0 Santos (f)
2014 0 x 0 Goiás (c)
2015 1 x 2 São Paulo (f)