Depois de aumentar de 40 para 48 clubes, Série D pode ter até 68 times em 2016. DF ganha mais uma

Publicado em Sem categoria

Três dias depois de anunciar o aumento do número de clubes da Série D do Campeonato Brasileiro de 40 para 48 clubes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai oficializar na próxima semana uma nova bombada na quarta divisão. Em 2016, a competição terá 64 ou 68 participantes. Os estados que não foram contemplados com uma vaga a mais no ranking de federações publicado no último dia 15 vão ter o acréscimo de mais um bilhete extra.

Em entrevista ao blog, o diretor de desenvolvimento e Projetos da CBF e presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, confirmou o aumento. “Estamos resolvendo entre 64 ou 68 clubes. Vamos resolver formato só na semana que vem. O Distrito Federal, em princípio, deve ter uma vaga a mais totalizando duas”, explicou. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, atribuiu a reviravolta às federações. “Havia uma demanda antiga por isso. Na medida do possível, queremos tornar a Série D mais nacional, disputada, ainda que o custo financeiro aumente”, disse.

Com a mudança, além do campeão, o vice do Distrito Federal em 2016 estará garantido nas próximas duas edições do torneio. A CBF pediu às federações para que os estados indiquem representantes para este ano e o próximo. No caso do DF, não haverá um torneio extra para apontar o segundo representante. O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, Erivaldo Alves, disse ao blog que as duas vagas serão apontadas pelo Candangão.


Confira como deve ficar a distribuição de vagas

Rebaixados da Série C 2015: Águia-PA, Icasa-CE, Madureira-RJ e Caxias-RS
São Paulo: 4
Rio de Janeiro: 3
Minas Gerais: 3
Santa Catarina: 2
Rio Grande do Sul: 2
Paraná: 2
Pernambuco: 2
Goiás: 2
Bahia: 2
Ceará: 2
Bahia: 2
Ceará: 2
Rio Grande do Norte: 2
Alagoas: 2
Pará: 2
Mato Grosso: 2
Maranhão: 2
Paraíba: 2
Distrito Federal: 2
Amazonas: 2
Sergipe: 2
Acre: 2
Piauí: 2
Mato Grosso do Sul: 2
Espírito Santo: 2
Tocantins: 2
Amapá: 2
Rondônia: 2
Roraima: 2
Total: 62 + 2 a definir, totalizando 64