Abila Ábila fez dois gols no Corinthians, dois no Botafogo e um no Vitória. Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

Copa do Brasil pode ter artilheiro estrangeiro pela segunda vez na história

Publicado em Esporte

Está nos pés de um jogador do Cruzeiro a oportunidade de quebrar um jejum de 16 anos na Copa do Brasil. A segunda competição nacional mais importante do país só teve artilheiro estrangeiro uma vez em 27 anos de história. Na edição de 1999, o sérvio Petkovic fez oito gols pelo Vitória e dividiu o primeiro lugar com Romário, vinculado ao Flamengo na época. Semifinalista do torneio em 2016, o argentino Ramón Darío Ábila, 27 anos, tem a chance de igualar o feito.

Ábila é vice-artilheiro da Copa do Brasil com cinco gols em cinco jogos, um atrás de Marinho, autor de seis com a camisa do Vitória. Se o Cruzeiro eliminar o Grêmio, Ábila pode ter até quatro jogos pela frente para tentar repetir — ou até ultrapassar — os oito gols de Petkovic em 1999. Especialista em torneios no formato da Copa do Brasil, Ábila foi campeão da Copa da Argentina em 2014 vestindo a camisa do Huracán e também conquistou a Supercopa Argentina. Portanto, mata-mata é com ele.

A artilharia da Copa do Brasil não seria novidade na carreira de Ábila. Ele foi artilheiro isolado da Copa da Argentina na temporada de 2011/2012 e goleador máximo da Copa Sul-Americana de 2015 na campanha do vice-campeonato do Huracán.

Carrasco do Corinthians nas quartas de final, Ábila pode resgatar uma outra tradição celeste. Tetracampeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro teve o artilheiro do torneio quatro vezes, com Cleison (1993), Marcelo Ramos (1996), Oseas (2000) e Deivid (2003).

 

Artilharia na Copa do Brasil 2016

 

6 GOLS

Vitória (BA) – Marinho

 

5 GOLS

Cruzeiro (MG) – Ábila

Ypiranga (RS) – João Paulo

 

4 GOLS

Atlético (PR) – André Lima

Gama (DF) – Roberto

Santa Cruz (PE) – Bruno Moraes

Santos (SP) – Ricardo Oliveira