Vencida pelo Brasil, a edição de 2013 teve recorde de campeões mundiais. Foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press

Copa das Confederações Rússia-2017 pode ter o menor número de campeões mundiais da história

Publicado em Esporte

Depois de ver o Brasil receber a Copa das Confederações das Copas das Confederações em 2013, com a participação de quatro campeãs mundiais, a Rússia poder amargar um evento teste esvaziado de seleções estreladas. Além da Seleção, o esquenta para a Copa de 2014 reuniu em solo verde-amarelo Itália, Espanha e Uruguai. Se Portugal derrotar a França na final de domingo da Eurocopa, a Alemanha — classificada como detentora do título da Copa do Mundo de 2014 —  será a única campeã mundial no torneio.

Nunca antes na história da Copa das Confederações isso aconteceu. As sete edições anteriores contaram, no mínimo, com duas seleções campeãs mundiais. O recorde são quatro, justamente no Brasil, em 2014. Por sinal, todas chegaram às semifinais. Brasil e Espanha decidiram o título na goleada da Seleção por 3 x 0 no Maracanã.

A Copa das Confederações de 2018 já tem seis classificados. Uma delas, óbvio, a anfitriã Rússia. Eliminada pela França nas semifinais da Eurocopa, a Alemanha vai à Rússia como campeã mundial. Campeão da Copa América de 2015 e da edição centenária neste ano, o Chile representará o nosso continente depois das duas conquistas em cima da Argentina.

Campeão da Copa Ouro, o México participa em nome das Américas do Norte, Central e região do Caribe. A Austrália faturou o título da Copa da Ásia; a Nova Zelândia conquistou a Copa da Oceania.

Faltam duas vagas. Uma será preenchida no domingo pela França, campeã mundial em 1998 e da Eurocopa em 1984 e 2000, ou Portugal, em busca do primeiro título na vida. Os lusitanos estiveram próximos do título na Eurocopa de 2004. Perdeu para a Grécia.

O oitavo passageiros da Copa das Confederações é o campeão da Copa Africana de Nações., de 14 de janeiro a 5 de fevereiro, no Gabão. Dos 16 candidatos ao título, 10 já são conhecidos: Gabão, Marrocos, Argélia, Camarões, Senegal, Egito, Gana, Guiné-Bissau, Zimbábue e Mali.

 

Participantes da Copa das Confederações

Em destaque, os campeões mundiais

» 1997
Arábia Saudita, Brasil, Uruguai, México, África do Sul, República Tcheca. Austrália e Emirados Árabes Unidos

» 1999
México, Brasil, Alemanha, Arábia Saudita, Bolívia, Egito, Estados Unidos e Nova Zelândia

» 2001
Coreia do Sul, Japão, França, Brasil, México, Camarões, Canadá e Austrália

» 2003
França, Brasil, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Camarões, Turquia e Nova Zelândia

» 2005
Alemanha, Brasil, México, Tunísia, Grécia, Argentina, Japão e Austrália

» 2009
África do Sul, Itália, Estados Unidos, Brasil, Iraque, Egito, Espanha e Nova Zelândia

» 2013
Brasil, Espanha, Japão, México, Uruguai, Taiti, Itália e Nigéria

» 2017
Rússia, Alemanha, Austrália, Chile, México, Nova Zelândia, França ou Portugal e o campeão da Copa Africana de Nações