CSA CSA conquistou o título inédito no Rei Pelé na noite deste sábado. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com a conquista do CSA na Série C, sete dos nove estados do Nordeste têm título brasileiro

Publicado em Esporte

O nome de um campeão brasileiro da Série C chama a atenção: Flávio Araújo. O técnico do CSA na conquista inédita deste sábado depois do empate por 0 x 0 com o Fortaleza, no Estádio Rei Pelé, é campeão de duas das quatro divisões do futebol do país. Em 2012, levou o Sampaio Corrêa ao título da Série D. Nesta temporada, brinda não somente o CSA, mas o estado de Alagoas, com sua primeira conquista no cenário nacional. Com a conquista sete estados nordestinos têm ao menos um título nas quatro divisões do Brasileirão: Bahia, Pernambuco,  Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Paraíba. Apenas Sergipe e o Piauí estão devendo.

Flávio Araújo é mais um desses treinadores com fama de rei do acesso, mas ele provou mais uma vez que tem ambição por fazer algo além do que promover times. O cearense de 54 anos nascido justamente em Fortaleza coleciona pelas minhas contas 17 troféus na carreira. Todos eles à frente de clubes nordestinos — Icasa-CE, 4 de Julho-PI, Parnahyba-PI, Barras-PI, Flamengo-PI, Sampaio Corrêa-MA, River-PI, Fortaleza-CE e CSA-AL.

Sei lá se Flávio Araújo é supersticioso, mas há uma curiosidade na conquista dos dois títulos brasileiros. O técnico levou o Sampaio Corrêa ao título da Série D em 21 de outubro de 2012. A equipe maranhense por 2 x 0 no Estádio Castelão, em São Luis. Cinco anos depois, é campeão à frente do CSA em 21 de outubro de 2017. Na partida de ida, o CSA havia derrotado o Fortaleza por 2 x 1. Tinha a vantagem do empate no Rei Pelé e segurou o 0 x 0.

Alagoas jamais havia conquistado um título nacional. Esteve mais perto de faturar um título continental — a Copa Conmebol — do que uma taça em uma das divisões do Campeonato Brasileiro. Em 1999, o clube disputou a final da extinta Copa Conmebol contra o Talleres, da Argentina. No jogo de ida, venceu por 4 x 2. Na volta, sofreu uma goleada por 3 x 0.

O Nordeste também  saiu da seca. O estado não conquistava uma das quatro séries desde os títulos do Santa Cruz na Série C e do Botafogo-PB na D, ambos em 2013. Até 2015, o CSA não disputava nenhuma divisão do futebol brasileiro. Impulsionado por 5 mil sócios adimplentes, patrocínio master, média de público superior a 8 mil pagantes na terceirona, folha salarial de R$ 550 mil e teto salarial de R$ 25 mil, o clube acaba de colocar seu nome — e de Alagoas — na galeria dos campeões brasileiros.

 

Nordestinos campeões brasileiros

» Série A

Bahia-BA (1959 e 1988) e Sport-PE (1987)

» Série B

Sport-PE (1990) e Sampaio Corrêa-MA (1972)

» Série C

Sampaio Corrêa-MA (1997), ABC-RN (2010) Santa Cruz-PE (2013) e CSA-AL (2017)

» Série D

Guarany de Sobral-CE (2010), Sampaio Corrêa-MA (2012) e Botafogo-PB (2013)