Malaga quatro Villanueva, Peñaranda, Rosales e Añor: os venezuelanos do Málaga. Foto: Reprodução/Diário AS

Como o time mais venezuelano da Europa pode impedir o título espanhol do Real Madrid

Publicado em Esporte

A Venezuela vive a maior crise política e econômica de sua história, mas os jogadores do país nunca estiveram tão em alta quanto nesta temporada.  No Brasil, o Atlético-MG conta com Otero. O Palmeiras investiu em Guerra. A Chapecoense tem Seijas.  Na Europa, Tomás Rincón pode ser campeão da Champions League com a camisa da Juventus. Mas ninguém apostou tanto em venezuelanos quanto o Málaga. O clube Bancado pelo xeque qatari Abdullah Al Thani é mais do que o adversário do Real Madrid neste domingo, na última rodada do Campeonato Espanhol. É a última esperança de uma reviravolta na Liga das Estrelas. Em caso de vitória diante dos galáticos, o Málaga pode consagrar o Barcelona campeão. O Real Madrid lidera com 90 pontos, três a mais do que os catalães. Se ambos terminarem com 90 pontos, a trupe azul-grená leva o título devido ao confronto direto: empatou com o arquirrival no Camp Nou (1 x 1) e venceu no Santiago Bernabéu (3 x 2).

Málaga jogou com quatro venezuelanos na derrota do primeiro turno: Rosales, Mikel Villanueva, Juanpi Añor e Peñaranda
Málaga jogou com quatro venezuelanos na derrota do primeiro turno: Rosales, Mikel Villanueva, Juanpi Añor e Peñaranda

O técnico Michel conta com quatro venezuelanos no elenco. Na derrota por 2 x 1 no primeiro turno diante do Real Madrid, eles fizeram história. O quarteto começou a partida no Santiago Bernabéu : Mikel Villanueva, Roberto Rosales, Adalberto Peñaranda e Juanpi Añor — autor do gol do Málaga na partida do primeiro turno contra o Real — eram titulares. Juanpi Añor e Rosales são os mais antigos. Estão no clube desde a temporada de 2014/2015. Villanueva chegou nesta edição do Campeonato Espanhol, assim como Peñaranda, chamado de “Neymar venezuelano”.

Neste domingo, a história pode ser totalmente diferente. A tendência é que nenhum venezuelano comece a partida contra o Real Madrid, às 16h, no Estádio La Rosaleda. Villanueva é a única possibilidade do país. Está relacionado para o banco de reservas. Rosales e Juanpi Añor estão lesionados. Peñaranda, 19 anos, está com a seleção da Venezuela no Mundial Sub-20 da Coreia do Sul.

Portanto, a aposta do Barcelona em um herói venezuelano está depositada na entrada de Villanueva em campo. O zagueiro de 24 anos disputou 16 partidas nesta temporada, sendo 14 no Campeonato Espanhol e duas na Copa do Rei da Espanha. Juanpi Añor, 23, camisa 10 do Málaga, fez dois gols em 24 jogos na temporada, mas está fora da partida. Roberto Rosales, 28, balançou a rede uma vez em 34 jogos, mas é outra baixa. O jovem Peñaranda, 19, chegou com a temporada em andamento e teve pouco tempo para contribuir com o time.

O quarteto do Málaga faz parte de uma legião de jogadores venezuelanos trabalhando na Europa. Salomón Rondón, por exemplo, defende o West Brom, da Inglaterra. Vizcarrondo atua no Nantes, da França. Amorebieta defende o Sporting Gijón na elite espanhola.