Chile x Uruguai: 10 curiosidades do duelo que abre hoje as quartas de final da Copa América

Publicado em Sem categoria

Jorge Sampaoli e Óscar Tábárez: um dos dois dirá adeus

Crédito da imagem: Divulgação/Conmebol

1. É a primeira vez que Uruguai e Chile se encontram nas quartas de final. Os dois países decidiram até título em solo argentino na versão de 1987 da Copa América. Deu Uruguai.

2. Uruguai e Chile se enfrentaram 28 vezes na história da Copa América, com 18 vitórias do Uruguai, seis triunfos do Chile e quatro empates.

3. O Uruguai está invicto há quatro partidas na Copa América em duelos contra o Chile. O retrospecto aponta duas vitórias da Celeste e dois empates.

4. O Chile não derrota o Uruguai na Copa América desde 1983. Curiosamente o confronto foi no Estádio Nacional de Santiago, palco do duelo desta quarta-feira.

5. O Uruguai só derrotou o Chile no Estádio Nacional de Santiago em um confronto válido pela Copa América em 1941. A partida terminou 2 x 0 para a Celeste.

6. O Uruguai só perdeu um dos últimos nove confrontos pela Copa América. Desde então, a Celeste acumula quatro vitórias e quatro empates.

7. O Chile foi eliminado nas últimas três aparições nas quartas de final da Copa América, nas edições de 2001 (México), 2007 (Brasil) e 2011 (Venezuela)

8. O Uruguai eliminou quatro anfitriões nos últimos 28 anos. Nas edições de 2011 e de 1987, despachou a Argenitna. Em 2007, mandou embora a Venezuela. Em 1999, o Paraguai.

9. O Uruguai não é eliminado da Copa América no tempo normal das quartas de final há sete partidas. Em 1993, a Celeste deu adeus na decisão por pênaltis diante da Colômbia.

10. O Uruguai balançou a rede ao menos uma vez em todas as partidas de quartas de final da Copa América. A média celeste nesta fase é de dois gols por partida.