Chapecoense leva Santa Catarina de volta à Libertadores depois de 25 anos

Publicado em Esporte

O presidente Ivan Tozzo anunciou neste sábado, depois do velório das vítimas do acidente da tragédia de Medellín, que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vai oficializar a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana. A ideia partiu do técnico Reinaldo Rueda, do Atlético Nacional, que seria o adversário do clube catarinense na decisão do torneio continental. Quando for oficializada, a decisão vai tornar a Chape o segundo time de Santa Catarina a disputar a Copa Libertadores da América.

Presentes no velório coletivo das vítimas, os presidentes da Conmebol, Alejandro Domínguez, e da CBF, Marco Polo Del Nero, deram a notícia ao mandatário da Chapecoense, Ivan Tozzo. A decisão só depende de um trâmite burocrático, a oficialização na assembleia da entidade.

“A Conmebol vai declarar a Chapecoense como campeã da Copa Sul-Americana. Inclusive, a Chapecoense já vai receber a premiação de US$ 2 milhões (R$ 6,9 milhões) pelo campeonato. Está tudo confirmado. Não sei se vai ter cerimônia para receber a taça de campeão”, contou o dirigente.

Na história de Santa Catarina, apenas o Criciúma disputou a Libertadores. Depois de conquistar a Copa do Brasil de 1991 sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Tigre disputar o torneio em 1992. Na fase de grupos, terminou em primeiro lugar, com nove pontos, uma à frente do São Paulo, de Telê Santana.

Na fase de mata-mata, fez história ao desbancar o Sporting Cristal, do Peru, nas oitavas de final. Nas quartas, o duelo foi com o São Paulo. O Criciúma perdeu em casa por 1 x 0, empatou por 1 x 1 na volta e caiu nas quartas de final diante do adversário que foi o campeão daquele ano. Mais à frente, o São Paulo eliminou o Barcelona, de Guayaquil, e o Newell’s Old Boys, na decisão.

O presidente anunciou que, a partir de segunda-feira, vai começar oficialmente o trabalho de reestruturação do elenco. “Nesse momento, nós estamos começando a reconstrução do time. As pessoas querem futebol, as pessoas amam futebol em Chapecó. E a grande alegria da nossa cidade do oeste catarinense no futebol é a Chapecoense. Então, temos que dar continuidade a isso, vamos conversar e acertar, deixar baixar a poeira, e vamos reconstruir o time para o ano que vem”, avisou.