Cansaço? Finalistas da Champions, Atlético e Real têm jogadores nos quatro candidatos ao título da Eurocopa

Publicado em Esporte, Sem categoria

Há quem diga que as semifinais e a decisão da Liga dos Campeões da Europa sugam até a última gota de suor e prejudicam o desempenho dos jogadores em torneios de seleções como a Copa América, a Eurocopa e a Copa do Mundo. Em 2002, Zidane levou o Real Madrid ao título da Champions League, jogou no sacrifício no Japão e na Coreia do Sul e a  França, que defendia o título, caiu na primeira fase. Em 2006, Ronaldinho Gaúcho fez a diferença na conquista do Barcelona e fracassou com a Seleção Brasileira. Em 2010, Julio Cesar, Maicon e Lúcio se apresentaram exaustos após o título da Inter e o goleiro vacilou nas quartas de final diante da Holanda. Em 2014, Cristiano Ronaldo brindou o Real Madrid com o décimo título e Portugal ficou pra escanteio, eliminada na fase de grupos no Brasil.

Na Eurocopa-2016, a história é bem diferente… Finalistas da temporada de 2015/2016, Atlético de Madri e Real Madrid têm jogadores em todos as seleções semifinalistas do torneio continental. São cinco jogadores titulares envolvidos nas semifinais da Euro.

A França conta com Griezmann (Atlético de Madrid). Além dele, tem o quarteto campeão pelo Real Madrid: Pepe e Cristiano Ronaldo com Portugal,  Gareth Bale no País de Gales e Toni Kroos com a camisa da Alemanha. Mesmo sem nenhuma exibição de gala até o momento, CR7 tem dois gols e pode levar Portugal à segunda final neste século. A outra foi em 2004, dentro de casa, na derrota para a Grécia na decisão. Gareth Bale também tem a chance de protagonizar um milagre maior do que ter ajudado o País de Gales a chegar às semifinais.

Se abrimos o leque, todos os clubes semifinalistas da Champions League em 2015/2016 — Manchester City, Bayern de Munique, Atlético de Madri e Real Madrid — também têm ao menos um jogador nas semifinais da Eurocopa. O duelo de amanhã entre a anfitriã França e atual campeã do mundo, Alemanha, comprova…

Artilheiro isolado da Eurocopa, Griezmann foi vice-campeão europeu pelo Atlético de Madrid antes de se apresentar à seleção. O donos da casa contam, ainda, com Mangala e Sagna, ambos do Manchester City — eliminado na semi da última Liga dos Campeões pelo Real Madrid. Coman, do Bayern de Munique, é outra peça francesa de Didier Deschamps.

Base da Alemanha, o Bayern de Munique ficou entre os quatro na última Champions. Caiu diante do Atlético de Madri. Nem por isso a seleção está sendo prejudicada. Neuer brilhou na decisão por pênaltis diante da Itália nas quartas de final. O clube tem, ainda, Boateng, Thomas Müller, Kimmich e Götze entre os convocados de Joachim Löw. Campeão europeu pelo Real Madrid, Toni Kroos é o maestro do meio de campo alemão.

Os 92 jogadores inscritos nas semifinais pertencem a 29 clubes de sete ligas diferentes. Bayern de Munique, da Alemanha, e Crystal Palace, da Inglaterra, são os principais fornecedores de pés de obra nesta fase.

 

Eles chegaram às semis da Champions League e da Eurocopa em 2016
Cristiano Ronaldo (Portugal e Real Madrid)
Pepe (Portugal e Real Madrid)
Gareth Bale (País de Gales e Real Madrid)
Griezmann (França e Atlético de Madri)
Mangala (França e Manchester City)
Sagna (França e Manchester City)
Coman (França e Bayern de Munique)
Neuer (Alemanha e Bayern de Munique)
Boateng (Alemanha e Bayern de Munique)
Thomas Müller (Alemanha e Bayern de Munique)
Toni Kroos (Alemanha e Bayern de Munique)
Kimmich (Alemanha e Bayern de Munique)
Mario Götze (Alemanha e Bayern de Munique)