Taiwan Campeonato de Taiwan é disputado por oito times em três turnos com total de 21 rodadas Campeonato de Taiwan é disputado em três turnos com total de 21 rodadas

Liga de Taiwan começa com portões fechados e aferição da temperatura corporal dos jogadores

Publicado em Esporte

Aos poucos, a indústria do futebol vai colocando as manguinhas de fora em meio à pandemia do novo coronavírus. No post anterior, você soube que o Turcomenistão marcou o reinício da liga nacional para o próximo dia 19. Começa neste domingo de Páscoa o Campeonato de Taiwan (Premier League). O governo da presidente Tsai Ing-wen e do primeiro-ministro Su Tseng-chang consideram a crise sob controle. O movimento que começa a acontecer principalmente na Ásia é um trailer do que as poderosas competições da Europa e da América do Sul devem imitar em breve.

A bola volta a rolar em Taiwan pisando em ovos. Até a publicação deste post, eram 385 casos registrados. Trinta na última semana. O país tem 23 milhões de habitantes e é vizinho da China, ponto zero da contaminação. Faz fronteira, ainda, com Japão e Filipinas. O futebol está liberado, mas com restrições: portões fechados e aferição da temperatura do corpo dos jogadores antes das partidas. No caso de febre, o atleta será considerado “caso suspeito”, e impedido de entrar em campo. Ao menos esse é o compromisso.

O procedimento tem sido adotado em outras competições retomadas em Taiwan. As ligas nacionais de basquete e de beisebol — esporte mais popular no país — foram retomadas. As federações se comprometeram a rever a continuidade das respectivas competições se algum jogador for detectado com a Covid-19.

 

Atual tricampeão, o Taipei Tatung é o favorito ao título

 

A Premier League de Taiwan é disputada por oito clubes no sistema de pontos corridos em três turnos todos contra todos. Logo, serão 21 rodadas para apontar o campeão. Hang Yuen, Taiwan Steel, Taiwan Power Company, Taichung Futuro, Taiwan Sports University, Taipei Red Lions e Ming Chuan tentarão impedir o tetracampeonato consecutivo do favorito Tatung.

Dos 226 jogadores inscritos, 45 são estrangeiros (19,9%). A média de idade dos jogadores é de 24,4 anos. Há brasileiros por lá. O atacante Luan Anderson defende o Hang Yuen. O zagueiro Igor Santos e o meia Alves defendem o Taiwan Steel. Diego Loza veste a camisa do Taipei Red Lions. Taiwan ocupa a posição 138 no ranking da Fifa. A lista tem 215 países filiados.

Além de Taiwan, Bielorrússia, Burundi e Nicarágua mantêm seus torneios em atividade. Burundi suspendeu a rodada deste fim de semana, mas a bola segue rolando pela Copa do Burundi, espécie de Copa do Brasil do país africano. O torneio está nas quartas de final.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20