Campeão vigente da Libertadores cai na fase de grupos pela terceira vez no século 21. San Lorenzo, do papa Francisco, é a nova vítima

Publicado em Sem categoria

San Lorenzo: atual campeão não defende mais o título

Crédito da imagem: Juan Mabromata/AFP

Pela terceira vez neste século o campeão vigente da Copa Libertadores da América é eliminado na fase de grupos. O azarado da vez é o San Lorenzo. O time do coração do papa Francisco se despediu em terceiro lugar no grupo mais forte do torneio continental. O detentor da taça enfrentou Corinthians, São Paulo e Danubio com a velha raça argentina, mas a pontuação foi insuficiente para manter o sonho do bicampeonato. Aliás, a Libertadores um time não fatura o troféu em dois anos consecutivos desde o Boca Juniors, em 2000 e 2001. Comparado à Liga dos Campeões, é até pouco tempo. O Milan é o último bi europeu em 1988/1989 e 1989/1990.

Antes do San Lorenzo, outros dois clubes deram vexame na fase de grupos. Campeão inédito da Libertadores em 2006, o Internacional não conseguiu terminar na frente do Vélez Sarsfield e do Nacional de Montevidéu. Terceiro no Grupo 4, somou mais pontos apenas do que o Emelec, do Equador. O técnico era justamente Abel Braga, comandante do primeiro título.

Na edição de 2009, foi a vez de a Liga Deportiva Universitaria (LDU), surpreender negativamente meses depois de ser vice-campeão do Mundial de Clubes diante do Manchester United de Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo. Protagonista, um ano antes, do Maracanazo na decisão por pênaltis diante do Fluminense, o time equatoriano não conseguiu defender o título continental. Terminou em último lugar, lanterna no Grupo 1, atrás do Sport, do Palmeiras e do Colo Colo, do Chile.