Toronto FC Há dois anos, o Toronto FC conquistou a MLS em 2017. Foto: MLS Há dois anos, o Toronto FC conquistou a MLS em 2017.

Campeã no hockey (NHL), beisebol (MLB) e até no futebol (MLS), Toronto agora é finalista da NBA

Publicado em Esporte

Toronto vive um momento mágico no esporte nos últimos quatro anos. A cidade canadense recebeu os Jogos Pan-Americanos em 2015. Organizada, e nada fominha, abriu mão de ser uma das sedes da Copa do Mundo de futebol feminino naquele mesmo ano. Duas temporadas depois, viu o Toronto FC conquistar o título inédito da Major League Soccer 2017. O time liderado à época pelo técnico argentino Gerardo “Tata” Martino entrou para a história como a primeira franquia de fora dos Estados Unidos a faturar a liga nacional com a bola nos pés. O time chegou a ser vice-campeão da Concacaf Champions League em 2018 ao perder o título para o Chivas Guadalajara, do México.

Na noite deste sábado, o Toronto Raptors escreveu com as mãos uma nova historia épica para a cidade de 2,7 milhões de habitantes. Liderado por Kawhi Leonard, o time conquistou o título da Conferência Leste da NBA e medirá forças com o Golden State Warriors na decisão da temporada 2018/2019. O desafio é impedir o tricampeonato de Stephen Curry e companhia.

O pé-quente de Toronto não é recente. A cidade conquistou a World Series, como é chamada a finalíssima da Major League Baseball (MLB), nas edições de 1992 e 1993. Festejou o bicampeonato do Toronto Blue Jays.  O maior orgulho da cidade apaixonada por hockey sobre o gelo é o Toronto Maple Leafs: 13 vezes vencedor da Stanley Cup, a finalíssima da NHL.

A cidade não para de acumular pontos para se tornar uma das sedes da Copa do Mundo em 2026. O evento será disputado no Canadá, México e Estados Unidos. A tendência é que abrigue jogos com Montreal e Edmonton. Em 2007, Toronto abrigou a decisão do Mundial Sub-20. A Argentina deu a volta olímpica no National Soccer Stadium ao derrotar a República Tcheca por 2 x 1, gols de Agüero e de Zárate.

Toronto também é destino dos sonhos no turismo. Ficou em primeiro lugar em dois rankings globais de viagens. Foi eleita destino de viagem número 1 da América do Norte entre alunos e professores. A cidade recebe anualmente 44 milhões de visitantes.

O Canadá se mobilizará pelo Toronto Raptors a partir de quinta-feira. A cidade terá uma impressionante exposição internacional, principalmente se a decisão chegar ao sétimo confronto. Neste caso, o time disputará quatro partidas em casa, no Scotiabank Arena.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/