Novo estadio O velho Mané Garrincha já recebeu jogos da Copa Libertadores da América O velho Mané Garrincha já recebeu jogos da Copa Libertadores da América

Brasília saberá nesta quinta-feira se receberá final da Copa Sul-Americana 2020; Lima, Córdoba e La Plata são os concorrentes do Mané Garrincha

Publicado em Esporte

Como publicou o blog em 30 de agosto, Brasília foi confirmada nesta terça-feira pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) uma das quatro candidatas a receber a decisão da Copa Sul-Americana em 2020. Os concorrentes são o Estádio Nacional (Lima), o Estádio Único (La Plata) e o Mario Kempes (Córdoba). A definição dos locais das decisões das duas principais competições de clubes do continente — a outra é a Libertadores, claro — será nesta quinta-feira durante a reunião do conselho da entidade.

Outros oito estádios estão inscritos para abrigar exclusivamente a decisão da Copa Libertadores da América 2020: Maracanã (Rio de Janeiro), Morumbi e Arena Corinthians (São Paulo), Beira-Rio (Porto Alegre), Mineirão (Belo Horizonte) e Arena Grêmio (Porto Alegre) pelo Brasil; o Mário Kempes, em Córdoba, na Argentina, e o Nacional, em Lima, que concorre nas duas frentes.

Brasília apresentou o planejamento para receber a decisão da Copa Sul-Americana em agosto. A disputa deve se restringir ao Mané Garrincha, Córdoba e La Plata. Segundo uma fonte da Conmebol, o Peru está queimado com a Fifa e a Conmebol. Não cumpriu os pré-requisitos para o Mundial Sub-17 — o Brasil assumiu a competição na última hora — e foi substituída na decisão da Copa Sul-Americana pelo Defensores del Chaco, em Assunção.

A capital não entrou na disputa pela Libertadores por considerar a elevada demanda pelo torneio e o peso dos concorrentes, principalmente Rio, São Paulo e Belo Horizonte. Segundo uma fonte da Conmebol, além do aniversário de 60 anos de Brasília, dois trunfos apresentados pelo Mané Garrincha são a rede hoteleira pertinho do estádio e o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Até o ano que vem, quatro das seis capitais dos países da América do Sul terão voos direto para Brasília: Buenos Aires (Argentina) já tem. Santiago (Chile), Lima (Peru) e Assunção (Paraguai) entraram na rota a partir desta terça-feira.

Além da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos do Rio-2016, Brasília recebeu partidas da Conmebol válidas pela Copa Libertadores da América, Copa Mercosul e Supercopa dos Campeões. De outubro a novembro, abrigará jogos do Mundial Sub-17.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/