Kaka Kaká: artilheiro e campeão da Champions League na temporada de 2006/2007

Brasília 57 anos: confira campeonatos que tiveram artilheiros nascidos no DF

Publicado em Esporte

Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília completa hoje 57 anos. Tempo suficiente para fabricar jogadores de futebol e torná-los goleadores dos principais campeonatos do Brasil e do mundo. Para comemorar o aniversário da capital do país, mostramos a seguir 16 torneios que tiveram pelo menos uma vez um artilheiro nascido no Distrito Federal. Candangão não vale no levantamento.

A lista tem artilheiros para todos os gostos. Sabia que o Kaká, nascido no Gama, foi artilheiro da Liga dos Campeões da Europa. Tá ligado que o aposentado Washington foi duas vezes o matador do Brasileirão? Fominha, o Coração Valente também arrematou a artilharia no Paulistão, na Copa do Brasil, no Campeonato Japonês e até no Mundial de Clubes da Fifa!

Sabe o Amoroso? Pois é, o atacante que começou batendo um bolão lá no Clube da Assefe foi artilheiro uma vez no Campeonato italiano, desbancando um tal de Batistuta e um tal de Bierhoff. Não contente, foi de mala e cuia para a Alemanha e conseguiu ser goleador por lá também, com direito a título com a camisa do Borussia Dortmund.

Brasília também comemorou artilharia no Mundial Sub-20 com o garoto Henrique. Viu Kayke brilhar no Campeonato Potiguar e Warley arrebentar no Paraibano. Enquanto você esse post pode estar brotando aí perto da sua casa um futuro artilheiro em algum canto desse quadradinho no mapa do Brasil. Lembram do Toni? Não conhece. Vai saber quem é agorinha…

A seguir, lembramos nomes que nasceram aqui e saíram da capital do país para ganhar o Brasil e o mundo com a simples arte de colocar a bola no fundo da rede. Embora nao sejam brasilienses da gema, vale mencionar os feitos de três jogadores que praticamente começaram no futebol da cidade. O mineiro Edmar, nascido em Uberlândia, foi artilheiro do Brasileirão de 1985 pelo Guarani com 20 gols. Em 1996, o baiano de Cotegipe, Renaldo, do Atlético-MG, dividiu a artilharia da Série A com Paulo Nunes, do Grêmio, com 16 gols cada.  Vale menção também ao atacante maranhense Dill, que saiu do Brasília com o volante Túlio e foi um dos goleadores da Copa João Havelange em 2000 com 20 gols, ao lado de Romário, do Vasco, e de Magno Alves (Fluminense).

Parabéns, Brasília! Boa leitura…

 

Campeonato Paulista

Temporada: 1989

O São José chegou à final do Estadual em 1989 contra o São Paulo. Um dos trunfos do time de São José dos Campos era o centroavante Toni. Revelado pelo Sobradinho, o bicampeão candango em 1985 e 1986 foi o artilheiro isolado do Campeonato Paulista com 13 gols. O brasiliense chegou a defender o Valencia, da Espanha, por três temporadas, antes de retornar ao Brasil e encerrar a carreira.

 

Campeonato Brasileiro

Temporada: 1994

Revelado na Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe), o atacante Amoroso brilha vestindo a camisa do Guarani e divide a artilharia da Série A com o centroavante Túlio Maravilha, do Botafogo. Cada um deles marca 19 gols. O time paulista chega às semifinais do Brasileirão contra o Palmeiras, mas uma grave lesão afasta o brasiliense dos gramados.

 

Campeonato Italiano

Temporada: 1998/1999

 Amoroso marca 22 gols e conquista a artilharia do Campeonato Italiano vestindo a camisa da Udinese. Para se ter uma ideia do feito, o jogador brasiliense termina à frente do argentino Gabriel Batistuta (21) e do alemão Oliver Bierhoff (19). A Udinese termina em sexto lugar.

 

Campeonato Paulista

Temporada: 2001

Washington, o Coração Valente, chama a atenção do Brasil com duas artilharias na mesma temporada vestindo a camisa da Ponte Preta. Na primeira delas, é o goleador máximo do Campeonato Paulista com 16 gols. A Macaca chega às semifinais do Estadual, mas é eliminada pelo Botafogo de Ribeirão Preto, que decide o título contra o Corinthians.

 

Copa do Brasil                                                                                                                       

Temporada: 2001

Washington é o goleador máximo da segunda competição mais importante do país com 11 bolas na rede, novamente com a camisa da Ponte Preta. A Macaca alcança as semifinais do mata-mata nacional. Disputa com o Corinthians uma vaga para a decisão do torneio, mas quem avança é o Timão. O alvinegro perde o título para o Grêmio.

 

Campeonato Alemão

Temporada: 2001/2002

Novamente ele. Amoroso é o artilheiro da Bundesliga com 18 gols vestindo a camisa do campeão alemão Borussia Dortmund. Divide a artilharia com Martin Max, do Munique 1860. Ambos superam nomes badalados como Michael Ballack (Bayer Leverkusen) e Elber (Bayern de Munique), ambos com 17 gols. Miroslav Klose (Kaiserslautern) termina em terceiro, com 16.

 

Campeonato Brasileiro

Temporada: 2003

Dimba é o artilheiro isolado da primeira edição da era dos pontos corridos. Balança a rede 31 vezes com a camisa do Goiás e quebra o recorde de Edmundo. Em 1997, o Animal havia marcado 29 gols na campanha do título do Vasco.

 

Campeonato Brasileiro

Temporada: 2004

Washington, o Coração Valente, balança a rede 34 vezes na campanha do vice-campeonato do Atlético Paranaense e quebra a marca do conterrâneo Dimba. O centroavante passar a ser o recordista de bolas na rede em uma única edição da Série A do Campeonato Brasileiro.

 

Mundial de Clubes

Temporada: 2005

Campeão pelo São Paulo, Amoroso é um dos quatro artilheiros do torneio com dois gols, ao lado de Peter Crouch (Liverpool), Mohamed Noor (Al Ittihad) e Alvaro Saborio (Saprissa). O tricolor paulista conquista o tricampeonato diante do Liverpool na final.

 

Campeonato Japonês

Temporada: 2006

Washington é um dos artilheiros da J-League, como é chamada a liga japonesa de futebol. Faz 26 gols na campanha do título do Urawa Red Diamonds.

 

Champions League

Temporada: 2006/2007

Nascido no Gama, Kaká é o artilheiro isolado da Liga dos Campeões da Europa. O desempenho brinda o Milan com conquista do sétimo título continental. O brasiliense também leva o clube italiano à conquista do Mundial de Clubes da Fifa no mesmo ano com um show diante do Boca Juniors, da Argentina, na vitória por 4 x 2 em Yokohama, no Japão.

 

Mundial de Clubes

Temporada: 2007

Referência do Urawa Red Diamonds, do Japão, Washington leva o time nas costas até as semifinais. Enfrenta o Milan, de Kaká, e perde por 1 x 0. O Coração Valente termina o torneio com três gols e conquista a artilharia da competição da Fifa.

 

Campeonato Brasileiro

Temporada: 2008

Washington é artilheiro do Campeonato Brasileiro pela segunda vez. Agora, com a companhia de Keirrison (Coritiba) e de Kleber Pereira (Santos), cada um deles com 21 gols. Na época, Washington vestia a camisa do Fluminense.

 

Mundial Sub-20

Temporada: 2011

Sob o comando de Ney Franco, o Brasil conquista o título na Colômbia ao derrotar Portugal na final. O brasiliense Henrique divide a artilharia do torneio com Álvaro Vazquez (Espanha) e Lacazette (França), todos com cinco gols. Por ter mais assistências ao longo da competição, o atacante brasiliense conquista a Chuteira de Ouro, entregue ao goleador do torneio.

 

Campeonato Paraibano

Temporadas: 2012 e 2013

Com passagem pela Seleção Brasileira, o atacante Warley foi artilheiro do campeonato estadual da Paraíba em duas temporadas consecutivas. Em 2012, com 22 gols vestindo a camisa do Campinense. No ano seguinte, com 14 defendendo o Botafogo=PB.

 

Campeonato Potiguar

Temporada: 2015

Atualmente no Santos, o centroavante Kayke, revelado pelo Flamengo, foi o artilheiro do Campeonato do Rio Grande do Norte com a camisa do ABC. O desempenho fez o clube carioca recontratá-lo em 2015 para defender o clube na Série A do Campeonato Brasileiro.