Marcelo Oliveira Marcelo Oliveira foi demitido após a derrota para o Nacional-URU. Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Brasileirão nem começou e 5 dos 20 clubes da Série A já trocaram de técnico em 2016

Publicado em Sem categoria

Lá se vão três meses e cinco clubes que vão disputar a Série A do Campeonato Brasileiro em 2016 já trocaram de técnico. O último deles é o Palmeiras. Demitido na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, depois da derrota por 2 x 1 para o Nacional, do Uruguai, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, Marcelo Oliveira teve encerrado um ciclo de 53 jogos, 24 vitórias, 11 empates, 18 derrotas — sete delas na casa própria — e 52,2% de aproveitamento. Em nove meses no cargo, o treinador conquistou o título da Copa do Brasil de 2015 diante do Santos na decisão por pênaltis.

A tendência é que Alexis Stival, o Cuca, jogador do Palmeiras em 1992, assuma o cargo. Quase uma barbada. O currículo dele tem exatamente o que o alviverde precisa neste momento: o título de campeão da Libertadores em 2013 à frente do Atlético-MG. Em janeiro do ano passado, Cuca revelou em entrevista ao Estado de S. Paulo o sonho de um dia comandar o Palmeiras. “Lógico que em um futuro eu pretendo trabalhar aqui, mas depois de eu cumprir meus contratos na China, daqui a alguns anos. Até porque, hoje, o Palmeiras tem um grande profissional e imagino que pela montagem que ele está fazendo, vai passar muitos anos, pois está contratando bem junto com o Alexandre Mattos”, disse Cuca, referindo-se à época ao treinador Oswaldo de Oliveira. A fila andou. Oswaldo de Oliveira deu lugar a Marcelo Oliveira, que abriu as portas da esperança para que Cuca realize o sonho de comandar o Palmeiras.

Lamento a saída de Marcelo Oliveira. Um treinador bicampeão brasileiro na era dos pontos corridos (2013 e 2014) à frente do Cruzeiro; e finalista de três das últimas quatro edições da Copa do Brasil, não desaprendeu do dia para a noite. Simplesmente não deu liga no Palmeiras. Marcelo Oliveira caiu por causa da falta de repertório à frente do Palmeiras. O futebol bonito dos tempos do Cruzeiro foi trocado por um excesso de bolas cruzadas para a área. Muito pouco, pouquíssimo, para o clube que mais contratou reforços nos últimos dois anos.

 

As trocas de técnico de clubes da Série A em 2016

» Atlético-PR
Quem saiu: Cristóvão Borges
Quem entrou: Paulo Autuori

» Figueirense
Quem saiu: Hudson Coutinho
Quem entrou: Vinícius Eutrópio

» Fluminense
Quem saiu: Eduardo Baptista
Quem entrou: Levir Culpi

» Palmeiras
Quem saiu: Marcelo Oliveira
Quem entrou: indefinido

» Ponte Preta
Quem saiu: Vinícius Eutrópio
Quem entrou: Alexandre Gallo