Brasil x Colômbia: dez curiosidades sobre o confronto desta quarta-feira pela Copa América

Publicado em Sem categoria

1. A Colômbia não enfrentou o Brasil na única vez que conquistou a Copa América. Em 2001, o Brasil, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, foi eliminado nas quartas de final por Honduras.

2. Na única vez em que chegou às quartas de final da Copa do Mundo, a Colômbia cruzou com o Brasil e foi eliminada por 2 x 1 na partida de um ano atrás, no Estádio Castelão, em Fortaleza.

3. A única vitória da Colômbia sobre o Brasil na história da Copa América foi na edição de 1991, justamente no Chile. Desde então, o retrospecto aponta 7 vitórias do Brasil e um empate.

4. A maior derrota da história da Colômbia em uma Copa América foi justamente para a Seleção Brasileira, por 9 x 0, na edição de de 1957 do torneio continental disputada no Peru.

5. O único gol de Dunga na história da Copa América foi sobre a Colômbia, em 1997, na Bolívia. O Brasil venceu a partida por 2 x 0 e o capitão do tetra deixou o dele no fundo da rede.

6. Na edição de 1995 da Copa América, o folclórico goleiro colombiano Renê Higuita fez um gol contra a favor da Seleção Brasileira comandada, à época, por Mário Jorge Lobo Zagallo.

7. A Seleção Brasileira não perde uma partida válida pela Copa América há 10 jogos. A última derrota foi na estreia de 2007 diante do México. Dunga era o comandante verde-amarelo.

8. O técnico José Pekerman é freguês do Brasil em jogos oficiais. Perdeu nas Eliminatórias para a Copa de 2006, na final da Copa das Confederações e nas quartas da Copa do Mundo de 2014.

9. Dois jogadores da Colômbia estão empregados em clubes do futebol brasileiro. Armero é lateral-esquerdo do Flamengo, e Valencia atua como volante do Santos.   

10. Camisa 10 e capitão da Seleção Brasileira, Neymar tem dois gols em três partidas contra a Colômbia. Poderiam ser três se ele não tivesse desperdiçado um pênalti  em 2012.