Arabias Brasil desembarca na Arábia Saudita para cumprir acordos da era Ricardo Teixeira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Brasil desembarca na Arábia Saudita para cumprir acordos da era Ricardo Teixeira.

Brasil x Argentina: a volta ao mundo do superclássico que deu as costas à América do Sul

Publicado em Esporte

O badalado superclássico entre Brasil e Argentina é cada vez mais artigo de luxo na América do Sul. Só é disputado no território de um dos arquirrivais quando é jogo oficial válido pelas Eliminatórias da Copa ou quando um deles recebe a Copa América. E olhe lá. Falou que não vale três pontos, o circo embarca, de preferência, para bem longe do nosso pobre continente. Nesta sexta-feira, o amistoso será realizado fora dos dois países pela sétima vez no século.

Brasil e Argentina têm um parceiro comum: a Pitch International. A empresa tem contrato com as duas potências para organizar amistosos nas datas Fifa. As duas seleções se enfrentam pelo menos uma vez no ano valendo taça simbólica em algum lugar do mundo que passe longe dos dois países. De 2001 para cá, o Superclássico passou por Londres (Inglaterra), Doha (Qatar), New Jersey (Estados Unidos), Pequim (China), Melbourne (Austrália), Jeddah e Riad (Arábia Saudita). Em caso de empate no tempo normal haverá disputa de pênaltis nesta sexta.

A última vez que um amistoso entre Brasil e Argentina foi disputado em um dos dois países com direito a força máxima, ou seja, seleções principais sem restrições, faz 20 anos. Vanderlei Luxemburgo ainda o técnico canarinho. Em 4 de setembro de 1999, os hermanos venceram por 2 x 0, em Buenos Aires. Três dias depois, o Brasil deu o troco por 4 x 2, no Beira-Rio.

 

Pra estrangeiro ver*
Onde foram os amistosos em data Fifa no século
03/09/2006 Brasil 3 x 0 Argentina (Londres/Inglaterra)
17/11/2010 Brasil 0 x 1 Argentina (Doha/Qatar)
09/06/2012 Brasil 3 x 4 Argentina (New Jersey/Estados Unidos)
11/10/2014 Brasil 2 x 0 Argentina (Pequim/China)
09/06/2017 Brasil 0 x 1 Argentina (Melbourne/Austrália)
16/10/2018 Brasil 1 x 0 Argentina (Jeddah/Arábia Saudita)
15/11/2019 Brasil x Argentina (Riad/Arábia Saudita)
*Último amistoso na casa de um dos dois países com seleções principais foi em 1999, ou seja, há 20 anos

 

Os maiores craques de Brasil e Argentina na atualidade são a síntese do desdém do clássico pela América do Sul. Os brasileiros jamais tiveram o prazer de ver Messi disputar um amistoso em solo verde-amarelo com a seleção principal. Os argentinos ainda não viram Neymar disputar amistoso na casa deles acompanhado pela tropa de elite verde-amarela. O craque até se exibiu por lá, mas com aqueles elencos sem estrangeiros convocados para o Superclássico.

Recentemente, até a rivalidade entre Brasil e Uruguai deu as costas ao continente. A partida do ano passado foi disputada em Londres. Os últimos três amistosos contra a Colômbia em data Fifa perambularam por Miami e New Jersey.

Como mostrou recentemente reportagem do Estado de S. Paulo, a empresa árabe ISE Sports, ligada ao grupo Dallah Al Baraka, um dos maiores conglomerados do Oriente Médio com sede em um paraíso fiscal — as Ilhas Cayman — comprou os direitos dos amistosos da Seleção na gestão de Ricardo Teixeira pelo período de 2012 a 2022. A ISE subloca os amistosos para a inglesa Pitch International, que promove a turnê batizada de Brasil Global Tour. A parceria sofreu desgastes nos amistosos pós-Copa América, com estádios vazios nos Estados Unidos e em Cingapura e gramado com marcação de futebol americano na derrota para o Peru. E assim será até o longo e polêmico contrato expirar.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/