FBL-LIBERTADORES-GREMIO-RIVER Borré é um dos seis colombianos inscritos na final da Libertadores. Foto: Nelson Almeida/AFP Borré é um dos seis colombianos inscritos na final da Libertadores.

Boca Juniors x River Plate: Colômbia é a maior intrusa na finalíssima argentina da Libertadores

Publicado em Esporte

Segundo fornecedor de “pés de obra” no Campeonato Brasileiro, a Colômbia é a maior intrusa na final argentina da Copa Libertadores da América. Boca Juniors e River Plate empregam seis jogadores nascidos no país da cantora Shakira. Dois a mais do que o Uruguai. Bolívia e Paraguai também participarão do Superclássico. A decisão começa neste sábado, no La Bombonera.

Anfitrião no jogo de ida, o Boca Juniors tem quatro colombianos no elenco. A camisa 10 consagrada por Diego Maradona e Juan Román Riquelme pertence a Edwin Cardona. Aos 25 anos, o meia foi decisivo em pelo menos dois jogos nesta campanha. Na fase de grupos, fez um gol e deu uma assistência na goleada por 5 x 0 sobre o Alianza Lima, do Peru. Brilhou novamente nas oitavas de final. Balançou a rede no triunfo por 4 x 2 sobre o Libertad, no Paraguai, e ajudou o time a avançar às quartas de final.

Os outros colombianos do Boca também são importantes na engrenagem do técnico Guillhermo Schelotto. O lateral-esquerdo Frank Fabra colaborou com um gol na vitória sobre o Alianza. Utilizado nos 12 jogos desta Libertadores, Sebastián Villa é um dos carregadores de piano da equipe xeneize. Wilmar Barrios entrou em campo em 10 das 12 partidas. O suficiente para ser o maior ladrão de bolas do torneio com 28 desarmes, média de 2,8 por partida.

Autor do polêmico gol de mão nas semifinais contra o Grêmio, em Porto Alegre, o atacante Borré tem três gols e uma assistência nesta edição da Libertadores. Na etapa de mata-mata, desequilibrou nos clássicos contra o Racing (oitavas) e o Independiente (quartas).

O talentoso Quintero é o outro colombiano decisivo do River. Afrouxou o nó da gravata do técnico Marcelo Gallardo ao marcar o segundo gol na vitória por 3 x 1 contra o Independiente nas quartas de final da Libertadores. O jogo estava empatado por 1 x 1, ou seja, caminhava para a decisão por pênaltis, quando ele entrou em cena.

Além da Colômbia, outros dois países sul-americanos estão envolvidos na decisão inédita da Libertadores. O River Plate emprega os uruguaios Camilo Mayada, Nicolás De La Cruz e o atacante Rodrigo Mora; além do lateral paraguaio Jorge Moreira. O Boca tem os uruguaios  Nahitán Nández e Lucas Olaza. O goleiro boliviano Carlos Lampe é outro estrangeiro.

 

OS ESTRANGEIROS DA DECISÃO

» Colômbia (6)
Edwin Cardona - Boca Juniors
Wilmar Barrios - Boca Juniors
Sebastián Villa - Boca Juniors
Frank Fabra - Boca Juniors
Quintero - River Plate
Borré - River Plate

» Uruguai (5)
Camilo Mayada - River Plate
Rodrigo Mora - River Plate
Nicolás De La Cruz - River Plate
Hahitan Nández - Boca Juniors
Lucas Olaza - Boca Juniors

» Paraguai (1)
Jorge Moreira - River Plate

» Bolívia (1)
Carlos Lampe - Boca Juniors

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF