Barcelona x River Plate: quem é o freguês no confronto direto entre os finalistas do Mundial de Clubes da Fifa

Publicado em Sem categoria

A decisão de domingo do Mundial de Clubes da Fifa, entre Barcelona (campeão Champions League) e River Plate (vencedor da Libertadores), às 8h30 (de Brasília), no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, vai ser o quinto duelo da história entre os dois times — o primeiro oficial.

A história do duelo começa em 1928. O River Plate derrotou o Barcelona por 1 x 0 em um amistoso. Ambos voltaram a se encontrar em 26 de agosto de 1961. O time catalão deu o troco e venceu por 2 x 0 pelo Torneio Ramón de Carranza. Peñarol e Atlético de Madri eram os outros participantes do tradicional torneio.

Em 1964, o Barcelona viajou até a Argentina para a disputa do Torneio Quadrangular de Buenos Aires. Além de Barça e River, participaram o Boca Juniors e o campeão Botafogo. Em 9 de julho, sofreu uma goleada por 5 x 1. Quatro anos depois, empate por 0 x 0, em 16 de agosto de 1969, pelo Torneio Costa del Sol. Do qual também participaram o Málaga e o Corinthians, campeão da competição em cima justamente do Barcelona.

No domingo, o River Plate tentará o bicampeonato. Foi campeão em 1986 diante do Steaua Bucaresti, da Romênia, e perdeu a decisão de 1996 para a Juventus. Finalista pela quinta vez, o Barcelona busca o tricampeonato. Perdeu duas finais para brasileiros — São Paulo (1992) e Inter (2005 — mas ganhou uma do Estudiantes (2009) e outra do Santos (2011).