Atletico Nacional Atlético Nacinal: campeão da Libertadores e finalista da Sul-AmericanaFoto: Divulgação/Conmebol

Atlético Nacional pode ser o terceiro time a fazer um “arrastão” na América do Sul

Publicado em Esporte

Finalista da Copa Sul-Americana contra a Chapecoense nas próximas duas quartas-feiras (30/11 e 7/12), o Atlético Nacional pode ser o terceiro clube a arrematar os dois principais torneios de futebol da América do Sul no mesmo ano. A competição mais importante do continente sempre foi a Libertadores. A segunda variou. Antes da criação da Copa Sul-Americana — em disputa desde 2002 — duas competições ocuparam o calendário  no segundo semestre: a Supercopa dos Campeões (1988 a 1997) e depois a Copa Mercosul (1998 a 2001).

Dito isso, senta que lá vem a história… O primeiro clube a conseguir a drobradinha foi o Olimpia. Em 1990, o time paraguaio conquistou a Copa Libertadores da América em cima do Barcelona, de Guayaquil. No mesmo ano, desbancou o Nacional, do Uruguai, na decisão da Copa Sul-Americana da época — a Supercopa dos Campeões.

Em 1993, o São Paulo conquistou o bicampeonato da Libertadores ao superar a Universidad Católica. Sob o comando de Telê Santana, o tricolor paulista também avançou à decisão da Supercopa. Derrotou o Flamengo, do então técnico Júnior, nos pênaltis, no Morumbi.

Portanto, o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, pode ser o terceiro a entrar no seleto grupo. O time colombiano liderado por Reinaldo Rueda — um dos técnicos mais cobiçados no Brasil atualmente — ganhou o principal título continental diante do Independiente Del Valle, do Equador. Nas próximas duas semanas, tem a oportunidade de fazer a dobradinha em um confronto direto com a surpreendente Chapecoense. O clube catarinense já desbancou dois campeões da Libertadores: o Independiente, nas oitavas, e o San Lorenzo, nas semifinais.