Artilheiro da Libertadores, Bou tem um início mais avassalador do que o de Raffo, goleador do Racing com 14 gols no título de 1967

Publicado em Sem categoria

Raffo: 14 gols em 1967 no título do Racing

Gustavo Bou é o artilheiro da Copa Libertadores da América. Ainda é cedo para bancar que ele será o goleador máximo do torneio continental em 2015, mas o atacante do Racing caminha para quebrar um jejum de 48 anos. O time argentino teve o artilheiro da competição apenas uma vez, justamente em 1967 — ano em que conquistou o único título. Norberto Raffo concluiu a campanha com 14 gols. Um feito e tanto. Na história do interclubes, apenas Daniel Onega (1967), do River Plate, balançou as redes mais vezes do que Raffo, Luizão (2000) e Sérgio João (1998) em uma única edição.

O início de Bou é assustador. Na estreia diante do Deportivo Táchira, da Venezuela, marcou três gols e deu uma assistência. Na segunda exibição, mais um hat-trick no massacre por 4 x 1 em cima do Guarani, do Paraguai. O jogador de 25 anos foi eleito o melhor em campo nas duas partidas. Não poderia seria diferente.

Apelidado de Toro, Norberto Santiago Raffo não teve um início tão avassalador, em 1967, quanto o de Bou, em 2015. Nas duas primeiras rodadas, fez apenas um gol. A vítima foi o River Plate no Grupo 2. Neste ano, Bou contabiliza um gol a mais do que o total de Raffo em toda a fase de grupos de 1967. Detalhe: naquele edição, a chave do Racing tinha o clube de Avellaneda e mais cinco adversários. Consequentemente, Raffo contou com mais chances de balançar a rede. O atacante só engrenou de vez na fase semifinal, com seis gols, e outros três no triangular pelo título contra o Nacional, do Uruguai, e o Cruzeiro.

Com a camisa do Racing, Raffo marcou 26 gols em 63 partidas disputadas de 1967 a 1969. Quatro deles no arquirrival Independiente. Além de ser o herói da conquista inédita da Libertadores, o atacante brilhou na decisão da Copa Intercontinental — atual Mundial de Clubes da Fifa. Foi dele um dos gols da vitória por 2 x 1 sobre o Celtic, da Escócia, na partida de volta, em Avellaneda. Graças a ele, houve o terceiro jogo em campo neutro. E o Racing conquistou o título no Estádio Centenário.

Norberto Raffo morreu em 2008, aos 69 anos. Gustavo Bou, 25, voltará a campo na próxima terça-feira, em casa, diante do Sporting Cristal, do Peru, em mais um capítulo da saga pela artilharia.