Argentina x Colômbia: 10 curiosidades das quartas de final desta sexta pela Copa América

Publicado em Sem categoria

Gerardo Martino e Jose Pekerman: duelo entre técnicos argentinos

Crédito da imagem: Divulgação/Conmebol

1. A Argentina perdeu apenas dois dos 12 jogos disputados contra a Colômbia na história da Copa América. Nas demais partidas do retrospecto, 7 vitórias e 3 empates.

2. A Argentina não perde na Copa América no tempo normal há sete jogos, com três vitórias e quatro empates . Vale lembrar que a derrota para o Uruguai nas quartas de final de 2011 foi nos pênaltis.

3. A Argentina aplicou duas goleadas históricas sobre a Colômbia na história da Copa América. A primeira por 9 x 1, em 1945. A segunda por 8 x 2 na edição de 1957 do torneio continental.

4. A Colômbia foi campeã da Copa América em 2001 sem a presença da Argentina no torneio. Os hermanos boicotaram a competição com medo da guerra civil que agitava o país-sede.

5. Opção de ataque da Colômbia, o atacante Teo Gutiérrez foi eleito em 2014 o melhor jogador da América por causa do desempenho com a camisa do River Plate.

6. Das seleções classificadas para as quartas de final, a Colômbia é a que menos balançou a rede: apenas um gol marcado pelo zagueiro Murillo na segunda rodada da fase de grupos.

7. Lembra disso? O centroavante argentino Martín Palermo desperdiçou três cobranças de pênalti na partida de 1999 contra a Colômbia pela Copa América do Paraguai.

8. Uma das vitórias mais impactantes na história do futebol mundial foi protagonizada pela Colômbia em 1993, nas Eliminatórias para a Copa de 1994: 5 x 0 no Monumental de Núñez.

9. A primeira partida oficial de Lionel Messi com a camisa da seleção da Argentina foi sob o comando do técnico da Colômbia, José Pekerman, que o deixou no banco de reservas na Copa de 2006.

10.  Lionel Messi marcou dois gols na Colômbia, ambos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Há quatro anos, enfrentou o adversário em casa na Copa América, mas não balançou a rede na partida disputada em Santa Fe.