Messi Maraca Messi comemora gol sobre a Bósnia em 2014 no Maracanã. Foto: AFP (15.6.2014) Messi comemora gol sobre a Bósnia em 2014 no Maracanã.

Argentina jogou mais vezes no novo Maracanã do que a Seleção Brasileira principal

Publicado em Esporte

Acredite se quiser… A Argentina jogou mais vezes no novo Maracanã do que a Seleção Brasileira principal. Quando entrar em campo nesta sexta-feira contra a Venezuela pelas quartas de final da Copa América, a esquadra bicampeã mundial se exibirá pela terceira vez no estádio do Rio de Janeiro desde a reabertura da arena após a reforma para a Copa 2014. Os donos da casa disputaram duas partidas no principal templo de futebol do país. O levantamento do blog não leva em conta o torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, considerado sub-23 pela Fifa.

A Argentina jogou pela primeira vez na nova arena contra a Bósnia-Herzegovina na fase de grupos da Copa. Venceu por 2 x 1, em 15 de junho de 2014. Os hermanos retornaram ao palco na finalíssima contra a Alemanha, em 13 de julho, e perderam o título por 1 x 0. Dessa vez, o confronto será contra a Venezuela depois de Messi e companhia passarem por Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre na fase de grupos da Copa América.

A Seleção principal do Brasil não se exibe no Maracanã desde a final da Copa das Confederações de 2013 contra a Espanha. Faturou o título em 30 de junho de 2013 com a vitória por 3 x 0. Antes, reinaugurou o estádio um mês antes contra a Inglaterra.

O Brasil poderia ter jogando no Maracanã na Copa do Mundo, porém, fracassou nas semifinais contra a Alemanha, em Belo Horizonte. O Comitê Organizador Local, com aprovação da Fifa, preferiu colocar a Seleção para rodar por São Paulo, Fortaleza (duas vezes), Brasília (duas vezes) e Belo Horizonte (duas vezes).

 

  • Jogos no novo Maracanã (seleção principal)
    3 Argentina (incluindo o desta sexta)
    3 Espanha
    2 Brasil
    2 Uruguai
    2 França
    2 Alemanha
    2 Chile
    1 Bósnia-Herzegovina
    1 Equador
    1 Bolívia
    1 Peru
    1 Paraguai
    1 Qatar
    1 Venezuela (incluindo o desta sexta)
    1 México
    1 Itália
    1 Taiti
  • Amistoso, Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Eliminatórias 2018 e Copa América 2019

 

Problemas com o consórcio que administrava o Maracanã à parte, o Brasil não disputou nenhum dos nove jogos das Eliminatórias para a Copa da Rússia. O penúltimo amistoso antes da Copa América estava marcado para a arena. No entanto, o duelo com o Catar foi transferido na última hora para o Mané Garrincha, em Brasília.

Ao que parece, a CBF e o Comitê Organizador Local da Copa América não aprenderam com a lição de 2014. O Brasil só irá ao Maracanã se passar por Argentina ou Venezuela nas semifinais. Assim como há cinco anos, a Seleção principal pode passar um torneio inteiro em casa sem se exibir no principal estádio do país. A decisão do terceiro lugar será em São Paulo.

Os últimos dois anfitriões que ganharam a Copa América usaram a tabela a favor. Em 1995, o Uruguai jogou no Centenário do início ao fim, quando derrotou o Brasil na decisão por pênaltis. Em 2015, o Chile conseguiu mandar todas as partidas no Estádio Nacional, em Santiago. A Argentina perambulou pelo país em 2011, caiu nas quartas de final e não conseguiu ir a Buenos Aires para a finalíssima no Monumental de Núñez. Eis a diferença entre quem deseja fazer política e planeja usar a casa própria como ferramenta para o título.

 

Argentina principal no novo Maracanã

» Copa do Mundo
15/06/2014 – Argentina 2 x 1 Bósnia-Herzegovina
13/06/2014 – Alemanha 1 x 0 Argentina

» Copa América
28/06/2019 – Argentina x Venezuela

Brasil principal no novo Maracanã

» Amistoso
02/06/2013 – Brasil 2 x 2 Inglaterra

» Copa das Confederações
30/06/2013 – Brasil 3 x 0 Espanha

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/