Rios Rios Andrés Rios toca para o fundo da rede do Flamengo no Mané Garrincha. Foto: Carlos Gregório/Vasco Andrés Rios toca para o fundo da rede do Flamengo no Mané Garrincha.

Andrés Rios tem mais gols na temporada do que qualquer um dos três centroavantes do Flamengo

Publicado em Esporte

Autor do gol do Vasco no empate por 1 x 1 com o Flamengo na noite deste sábado, no Mané Garrincha, Andrés Rios virou uma espécie de talismã cruz-maltino nos clássicos. Em pouco mais de um ano no clube, o argentino balançou as redes dos três aquirrivais — Botafogo, Flamengo e Fluminense. Faltava apenas o rubro-negro na lista do gringo.

Por sinal, o desempenho de Andrés Rios em números absolutos desmoraliza os três centroavantes do elenco do Flamengo. O Hermano contabiliza agora 11 gols na temporada. O melhor do Flamengo, Henrique Dourado, contabiliza 10. Lincoln tem dois e Uribe apenas um.  Levando em conta apenas o Brasileiro, Rios tem seis gols contra quatro de Henrique Dourado.

Em março, Andrés Rios marcou em duas vitórias do Vasco sobre o Botafogo. A primeira delas na Taça Rio, por 3 x 2. A segunda na decisão do Campeonato Carioca. Foi dele o gol nos acréscimos do jogo de ida, que deu a vantagem do empate ao Gigante da Colina para o confronto de volta. O time cruz-maltino não soube aproveitá-la e perdeu o título para o Glorioso na decisão por pênaltis no confronto de volta.

Andrés Rios também deixou o dele no empate por 1 x 1 com o Fluminense no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O argentino abriu o placar no primeiro tempo, em São Januário, mas o menino Pedro descontou para o tricolor dentro da casa do arquirrival.

Neste sábado, foi a vez de Andrés Rio ser o carrasco do Flamengo. Abriu o placar no Mané Garrincha, mas Luiz Gustavo jogou contra o patrimônio ao desviar o cruzamento de Pará para paras próprias redes. Por sinal, o defensor do Vasco fez o que os três centroavantes do Flamengo não conseguem há pouco mais de um mês.

A torcida rubro-negra não vê gol de Fernando Uribe, de Henrique Dourado ou de Lincoln desde desde 12 de agosto, quando  Henrique Dourado foi decisivo na vitória por 1 x 0 sobre os reservas do Cruzeiro, no Maracanã. Desde então, o técnico Maurício Barbieri aposta praticamente em um revezamento entre os centroavante na tentativa de encerrar o jejum.

 

Gols na temporada
Andrés Rios (Vasco): 11 em 47 jogos (0,23)
Henrique Dourado (Flamengo): 10 em 35 jogos (0,28)
Lincoln (Flamengo): 2 em 20 jogos (0,1)
Fernando Uribe (Flamengo): 1 em 13 jogos (0,07)