Chaves

Análise e curiosidades do sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil 2017

Publicado em Esporte

A Copa do Brasil não tem um campeão de fora da Série A desde o Paulista de Jundiaí (SP), em 2005, que estava na segundona no ano da conquista. De lá para cá, times da Série B até tentaram colocar as manguinhas de fora, como o Corinthians, em 2008, na derrota para o Sport, mas perderam o título. O sorteio dos confrontos das oitavas de final, nesta quinta-feira, definiu o caminho para que a turma das divisões inferiores quebre o tabu de 12 anos.

Santa Cruz, Internacional, Paysandu e Paraná — todos eles da segunda divisão — são os candidatos a impedir a 11ª conquista consecutiva de um da Série A do Campeonato Brasileiro na Copa do Brasil. A primeira divisão chega às oitavas de final com Atlético-PR, Grêmio, Fluminense, Flamengo, Atlético-GO, Palmeiras, Botafogo, Sport, Santos, Chapecoense, Cruzeiro e Atlético-MG. Dos 12 representantes da elite na próxima fase, apenas Botafogo e Chape jamais conquistaram a Copa do Brasil.

Há desfalques importantes da Série A na próxima fase. Vasco, Corinthians, São Paulo, Coritiba, Bahia e Vitória, por exemplo, ficaram pelo caminho. As séries C e D não emplacaram nenhum intruso na lista dos time que ainda sonham com o título.

A seguir, o blog faz um retrospecto e aponta curiosidades dos duelos das oitavas de final. Os jogos de ida estão previstos para serem realizados em 26/4, 3/5, 10/5 e 17/5. Os de volta, em 10/5, 17/5, 24/5 e 31/5.

 

CONFRONTOS DAS OITAVAS

 

Santa Cruz x Atlético-PR

Que “sorte” a do Grafite, hein? Defendeu o Santinha, seu clube de coração, no ano passado, foi rebaixado para a segunda divisão com o time pernambucano e vai ter de enfrentá-lo nas oitavas de final da Copa do Brasil. Os dois clubes jamais duelaram no mata-mata nacional.
Ida: Recife
Volta: Curitiba

 

Grêmio x Fluminense

O técnico Renato Gaúcho é a cereja do bolo no duelo. É ídolo nos dois lados. É o sexto encontro entre os tricolores na Copa do Brasil. Deu Grêmio em 2001 (oitavas), 2004 (oitavas) e 2010 (quartas); e Fluminense em 2005 (oitavas) e em 2015 (quartas). Duelo nas oitavas vai ser uma espécie de tira-teima. O confronto tem dois técnicos campeões da Copa do Brasil. Renato Gaúcho levou o Fluminense ao título em 2008 e o Grêmio em 2016. Abel Braga deu a volta olímpica  com o Inter, em 1992.
Ida: Porto Alegre
Volta: Rio

 

Flamengo x Atlético-GO

Sabe a lei do ex? Pode funcionar nesse duelo. Revelado pelo Flamengo, o atacante Negueba é um dos atacantes do Dragão na temporada. O confronto pode marcar o reencontro de Walter com o Flamengo. Em 2013, o centroavante disse que ia deitar e rolar em cima do time carioca na semifinal da Copa do Brasil de 2013 e foi eliminado pelo clube da Gávea.
Ida: Rio
Volta: Goiânia

 

Palmeiras x Internacional

Antônio Carlos Zago foi jogador e técnico do Palmeiras, mas lidera o colorado. Em 1992, o Inter despachou o Palmeiras. Em 2015, deu Verdão. Há 11 remanescentes do último duelo. No Palmeiras, o goleiro Fernando Prass, o zagueiro Vitor Hugo, os laterais Egídio e Zé Roberto e os atacantes Dudu e Rafael Marques. No Inter, o lateral William, os zagueiros Ernando e Paulão, o volante Rodrigo Dourado e o meia Valdivia.
Ida: São Paulo
Volta: Porto Alegre

 

Botafogo x Sport

Referência do ataque do Botafogo, o atacante Roger foi campeão da Copa do Brasil em 2008 com a camisa do Sport. Um dos maestros do meio de campo alvinegro, Camilo também passou pelo Leão da Ilha. É mais um duelo inédito na história da Copa do Brasil. Técnico do Sport, Ney Franco tem um título da Copa do Brasil no currículo, em 2006, pelo Flamengo.
Ida: Rio
Volta: Recife

 

Santos x Paysandu

Jamais se enfrentaram em qualquer mata-mata. Duelos apenas pelo Campeonato Brasileiro e em amistosos. Em 17 partidas, 13 vitórias do Santos, 2 empates e 2 vitórias do Papão da Curuzu. Os dois times não duelam há 12 anos, desde a partida de 24 de agosto de 2005, pela Série A. Dorival Júnior tenta o bi pessoal. Em 2010, o técnico levou o Peixe ao título inédito.
Ida: Santos
Volta: Belém

 

Cruzeiro x Chapecoense

Uma chance de revanche para o time catarinense. Os dois times duelaram na segunda fase em 2012. A Chapecoense empatou o jogo de ida por 1 x 1. Na volta, o Cruzeiro goleou a Chapecoense por 4 x 1. Do lado celeste, estava Wellington Paulista, autor de dois dos quatro gols da Raposa. O camisa 9 hoje é titular da Chapecoense. Ah, vai rolar um duelo entre treinadores campeões da Copa do Brasil. Mano Menezes pelo Corinthians, em 2009. Vagner Mancini à frente do Paulista, em 2005.
Ida: Belo Horizonte
Volta: Chapecó

 

Paraná x Atlético-MG

Eles se enfrentaram nas oitavas de final da Copa do Brasil de 1998. Na partida de ida, o Paraná venceu por 1 x 0 no Durival de Britto, em Curitiba. Na volta, empate por 1 x 1. Galo eliminado precocemente do mata-mata nacional. Portanto, chance de revanche.
Ida: Curitiba
Volta: Belo Horizonte