Sorteio Os oito grupos da temporada 2016/2017 da Liga dos Campeões

Análise do sorteio dos grupos da Champions League

Publicado em Esporte

O sorteio desta quinta-feira, em Monaco, configurou os oito grupos da temporada de 2016/2017 da Liga dos Campeões da Europa. Os 32 candidatos ao título foram divididos em oito grupos com quatro cada. Os dois melhores avançam às oitavas de final e o terceiro colocado de cada um ganha uma vaga para a sequência da Liga Europa, o segundo torneio mais importante do Velho Continente.

A fase de grupos da Liga dos Campeões começa no próximo dia 13 de setembro. A final está marcada para 3 de junho, no Millenium Stadium, em Cardiff, no País de Gales. Atual campeão, o Real Madrid vai tentar repetir o feito do Milan, último bicampeão do torneio em anos consecutivos nas temporadas de 1988/1989 e 1989/1990.

Durante o evento, a Uefa anunciou a eleição de Cristiano Ronaldo como melhor jogador da Europa em 2015/2016. Ele também havia faturado o prêmio em 2013/2014. Campeão da Champions League e da Eurocopa, o português superou o galês Gareth Bale e o francês Griezmann. no feminino, a norueguesa Ada Hegerberg levou a estatueta após ser campeã e artilheira da última Champions feminina pelo Lyon.

A seguir, rápidos pitacos sobre cada uma das oito chaves. Em setembro, você terá aqui no blog o nosso tradicional Guia da Uefa Champions League versão 2016/2017.

 

Grupo A

Paris Saint-Germain, Arsenal, Basel e Ludogorets

Adversários nas semifinais da Recopa em 1994, Paris Saint-Germain e Arsenal deram sorte. São disparados os favoritos da chave. Heptacampeão suíço, o Basel entra na briga por uma vaga para à Liga Eurocopa, mas tem fama de ter eliminado o Manchester United na fase de grupos de 2011/2012 e Liverpool na versão de 2013/2014. Portanto, o Arsenal que se cuide. O Ludogorets é o fiel da balança desta chave.

Palpite do blog: Arsenal e PSG

Liga Europa: Basel

 

Grupo B

Benfica, Napoli, Dínamo Kiev e Besiktas

Bicampeão europeu na era Eusébio, o time português voltou a crescer no futebol europeu. Chegou às quartas de final na última edição, ao ser eliminado pelo Bayeçrn de Munique. O clube português vai ter muito trabalho, principalmente com o Napoli. Os dois clubes duelaram na Europa League de 2009. Dínamo Kiev e Besiktas devem travar um duelo pela vaga para a Liga Europa.

Palpite do blog: Napoli e Benfica

Liga Europa: Besiktas

 

Grupo C

Barcelona, Manchester City, Borussia Monchengladbach e Celtic

Eis que as bolinhas colocam frente a frente Barcelona e Pep Guardiola, novo técnico do Manchester City. O goleiro Bravo também vai duelar com o clube catalão. A lamentar apenas a ausência de Gabriel Jesus na fase de grupos. Poderíamos ter Gabriel Jesus x Neymar. Vendido ao City por R$ 121 milhões, Gabriel Jesus só se apresenta ao clube inglês no início de 2017. Vale lembrar que o Celtic derrotou o Barcelona por 2 x 1 em 2012/2013.

Palpite do blog: Barcelona e Manchester City

Liga Europa: Borussia Monchengladbach

 

Grupo D

Bayern Munique, Atlético de Madri, PSV e Rostov

Bayern e Atlético de Madri decidiram um título em 1973/1974 e disputaram a semifinal da temporada passada. São os favoritaços da chave. Além do Bayern de Munique, a chave tem um outro campeão europeu. O PSV Eindhoven, da Holanda, derrotou o Benfica na decisão de 1987/1988. Estreante, o Rostov chega ao torneio como surpreendente vencedor do último Campeonato Russo.

Palpite do blog: Bayern de Munique e Atlético de Madri

Liga Europa: PSV

 

Grupo E

CSKA Moscou, Bayer Leverkusen, Tottenham e Monaco

Provavelmente a chave mais equilibrada da Liga dos Campeões. Dois dos quatro clubes chegaram ao menos uma vez à final. O Bayer Leverkusen, da Alemanha, perdeu o título de 2002, e o Monaco foi vice do Porto na surpreendente final de 2004. O inglês Tottenham parte como favorito. O CSKA, do lateral-direito brasileiro naturalizado russo Mario Fernandes, costuma aprontar. Chegou às quartas de final em 2010.

Palpite do blog: Tottenham e Bayer Leverkusen

Liga Europa: Monaco

 

Grupo F

Real Madrid, Borussia Dortmund, Sporting e Legia Varsóvia

Real Madrid e Borussia Dortmund são velhos rivais na Liga dos Campeões. Duelaram nas semifinais, nas quartas de final, na fase de grupos… Estão juntos novamente e são favoritos. Mas é bom ficar de olho no Sporting. Há um bom trabalho sendo feito no time que revelou Cristiano Ronaldo e agora vai enfrentá-lo em duas partidas. Momento difícil para o coração de CR7 enfrentar o ex-time no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Palpite do blog: Real Madrid e Borussia Dortmund

Liga Europa: Sporting

 

Grupo G

Leicester City, Porto, Brugge e Copenhague

O atual campeão inglês deu uma sorte danada. A equipoe de Claudio Ranieri vai ter pela frente um bicampeão europeu, o Porto, que deve ser o campeão da chave. No entanto, Brugge — comandado pelo goleiro Michel Preud’Homme — e Copenhague são candidatos ao terceiro lugar na chave, ou seja, brigam pela vaga para a Liga Europa. O favoritismo é dos ingleses e dos portugueses.

Palpite do blog: Porto e Leicester City

Liga Europa: Brugge

 

Grupo H

Juventus, Sevilla, Lyon e Dínamo Zagreb

Reforço da Juventus para a temporada de 2016/2016, o lateral-direito Daniel Alves vai medir forças com o Sevilla, seu primeiro clube no futebol europeu. Interessante também ver o confronto tático do técnico Jorge Sampaoli com o italiano Massimiliano Allegri, da Juventus. Se conseguir se firmar como titular, Paulo Henrique Ganso pode duelar com Alex Sandro, seu ex-parceiro nos tempos de Santos.

Palpite do blog: Sevilla e Juventus

Liga Europa: Lyon