image Sorteio da Conmebol foi marcado pela demora em Luque, no Paraguai

Análise do sorteio da Copa Libertadores da América 2016

Publicado em Sem categoria

O São Paulo deu sorte na primeira fase e azar na segunda. Afinal, se passar pela chamada Pré-Libertadores, vai ter pela frente o atual campeão River Plate no Grupo 1. O Corinthians começará o ano tranquilo, mas não pode relaxar, principalmente, se o Independiente Santa Fé conseguir entrar na fase de grupos.

Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG correm o risco de pular fora do torneio precocemente. As chaves do Palmeiras e do tricolor gaúcho acendem o sinal amarelo. A do Palmeiras, a luz vermelha. O grupo do atual campeão da Copa do Brasil é de deixar o torcedor sem fôlego.

A análise das chaves está na palma da sua mão. Sem, é claro, falar especificamente dos times base e dos técnicos. Afinal, a temporada de 2016 só volta em fevereiro no continente e por enquanto as diretorias dos 38 clubes correm atrás dos reforços para as diversas competicões.

Enquanto isso, confira uma análise genérica das oito chaves.

 

Primeira fase

Oriente Petrolero x Independiente Santa Fé
Huracán x Caracas
Puebla x Racing
River Plate-URU x Universidad de Chile
Independente Del Valle x Guarani
Vallejo-PER x São Paulo

Segunda fase

Grupo 1
River Plate-ARG, The Strongest, Trujillanos e Vallejo ou São Paulo
Dois tricampeões continentais na mesma chave. O atual campeão, River Plate, e o São Paulo, são os favoritos da chave — desde que o tricolor paulista passe pelo Vallejo, do Peru, na primeira fase. O The Strongest incomoda na altitude. No entanto, o time boliviano só chegou no máximo três vezes às oitavas de final. O Trujillanos jamais passou da primeira fase.

Palpite do blog: São Paulo e River Plate

Grupo 2
Nacional, Palmeiras, Rosário Central e River Plate-URU ou Universidad de Chile

Em tese, o grupo mais forte, principalmente se a Universidad de Chile passar pelo River Plate, do Uruguai. Nacional e Palmeiras são os dois favoritos devido aos títulos que têm juntos no torneio, mas enfrentar o Rosário Central no Gigante de Arroyto e La U será uma árdua missão.

Palpite do blog: Palmeiras e Universidad de Chile

Grupo 3
Boca Juniors, Bolívar, Deportivo Cali e Racing ou Puebla

Eliminado nas oitavas do ano passado por causa da violência da torcida contra jogadores do arquirrival River Plate, o Boca vai ter Carlotos Tévez — um baita diferencial. Segundo maior colecionador de títulos continentais, o time xeneize é o favorito. O Deportivo Cali foi vice duas vezes, uma delas diante justamente do Boca Juniors, mas a tendência é a classificação dos dois argentinos. Campeão em 1967, o Racing persegue o bi.

Palpite do blog: Boca Juniors e Racing

Grupo 4
Peñarol, Atlético Nacional, Sporting Cristal e Huracán ou Caracas

Novamente dois campeões na mesma chave. O colombiano Atlético Nacional não é o cabeça de chave, mas tem tudo para ser o favorito da chave. Pentacampeão, o Peñarol continua recorrendo ao peso da camisa para intimidar os concorrentes. Em 2011, chegou à final e perdeu para o Santos. Como o Huracán deve passar pelo Caracas, a tendência é que o clube argentino brigue com o Peñarol pela segunda vaga.

Palpite do blog: Atlético Nacional e Huracán

Grupo 5
Atlético-MG, Colo Colo, Melgar e Independente Del Valle ou Guarani

Campeões continentais, Atlético-MG e Colo Colo devem fazer valer a tradição e avançar com os pés nas costas às oitavas de final. O Guarani desbancou o Corinthians nas oitavas deste ano, mas o time paraguaio está longe de ser o mesmo de 2015 na próxima temporada.

Palpite do blog: Atlético-MG e Colo Colo

Grupo 6
San Lorenzo, Grêmio, LDU e Toluca

É o grupo que tem mais campeões da Libertadores. O San Lorenzo chega com a fama de ter a melhor defesa da última edição do Campeonato Argentino, mas vai bater de frente com um Grêmio muito bem comandado pelo técnico Roger Machado no último Brasileirão. A altitude de Quito, onde a LDU manda suas partidas, e a força do Toluca, no México, equilibram a chave.

Palpite do blog: Toluca e Grêmio

Grupo 7
Olimpia, Emelec, Deportivo Táchira e Pumas
Apenas um campeão continental na chave, o tradicional Olimpia, do Paraguai. O Emelec alcançou as semifinais em 1995. O Deportivo Táchira pintou nas quartas em 2004 e o Pumas atingiu as oitavas de final em 2003. Portanto, a chave é a mais equilibrada da Libertadores.

Palpite do blog: Pumas e Emelec

Grupo 8
Corinthians, Cerro Porteño, Cobresal e Oriente Petrolero ou Independiente Santa Fé

Único campeão da chave, o Corinthians tem a chance não somente de avançar em primeiro, mas, principalmente, de encerrar a fase de grupos com a melhor campanha. A maior ameaça ao atual campeão brasileiro é o Independiente Santa Fé. O clube colombiano acaba de conquistar o título da Copa Sul-Americana, mas necessita primeiro passar pelo Oriente Petrolero.

Palpite do blog: Corinthians e Independiente Santa Fé