Hamburgo Cleber Reis tem dois gols com a camisa do Hamburgo, um deles, de cabeça. Foto: Divulgação/Hamburgo

Alvo do Flamengo, zagueiro Cleber começou em Brasília no Legião, queria ser pugilista e não é titular do Hamburgo

Publicado em Sem categoria

Em negociação com o Flamengo para o Campeonato Brasileiro, o zagueiro Cleber Janderson Pereira Reis — o Cleber Reis, do Hamburgo — é baiano de São Francisco do Conde, mas começou no futebol candango nas categorias de base do Legião Futebol Clube, time fundado em 2001 em homenagem à banda de rock de Renato Russo.  Conversei com um dirigente da cidade que estava no time quando Cleber passou por Brasília e algumas das referências do jogador de 25 anos são inusitadas.

Uma fonte que conheceu Cleber aqui no Distrito Federal conta, por exemplo, que ele veio tentar a vida de jogador no Legião por acaso. O beque não curtia futebol. Gostava mesmo era de boxe e de capoeira. Para azar (ou sorte) dele, um olheiro viu Cleber jogando uma pelada em sua comunidade na Bahia e o desafiou a trocar o sonho de ser pugilista por uma tentativa de virar jogador de futebol em Brasília, no Legião. E lá veio ele de Salvador, de mala e cuia, depois de vender cerveja, picolé, amendoim e óculos na praia.

Uma outra pessoa que conheceu Cleber em Brasília conta que o zagueiro jogava no Legião, mas nunca curtiu rock. Muito menos Legião Urbana. No alojamento, escutava axé, pagode. Passou alguns perrengues, mas se profissionalizou no Legião antes de uma experiência no Paulista, de Jundiaí. Depois de defender Itumbiara, Catanduvense e Ponte Preta, foi contratado pelo Corinthians a pedido do técnico Tite e depois trocou o Timão pelo Hamburgo por 3 milhões de euros.

Aos 25 anos, Cleber tem algumas características facilmente perceptíveis quando defende o Hamburgo no Campeonato Alemão. É bom na bola aérea, tem mania de sair jogando — e às vezes dá alguns sustos na torcida ao protagonizar dribles e chapéus no setor defensivo, gosta de avançar ao ataque com a bola dominada e volta e meia arrisca lançamentos em profundidade para os atacantes. Nesta temporada, disputou 21 jogos e fez um gol de cabeça pelo Hamburgo na goleada por 3 x 0 sobre o Hannover pelo Campeonato Alemão.

No retrospecto geral com a camisa do Hamburgo, Cleber contabiliza 33 partidas pelo clube alemão e duas bolas na rede. O outro gol foi no ano passado no triunfo diante do Mainz. O beque não é considerado titular absoluto no Hamburgo. Os preferidos do técnico alemão Bruno Labbadia são o bósnio Emir Spahic e o suíço Johan Djourou.