Aliada da CBF, Federação do DF levará caravana ao Rio nesta terça para almoço e reunião com Del Nero

Publicado em Esporte

Três dias depois do impeachment de Erivaldo Alves da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), o novo mandatário da entidade, Daniel Vasconcelos, e dirigentes de clubes do DF, articularam um almoço seguido de reunião com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero. O blog apurou que o encontro será nesta terça-feira, na sede da CBF, na Barra da Tijuca. Os clubes se reuniram nesta segunda para discutir quem faria parte da caravana. Dez dos 25 times devem integrar a comitiva, entre eles, Gama e Brasiliense. Houve inclusive uma ordem para que cada dirigente bancasse as passagens aéreas do próprio bolso.

Na última sexta-feira, Erivaldo Alves foi destituído do cargo após ser acusado de infringir o estatuto da FFDF ao cometer gestão temerária, fraude fiscal e contábil. O ex-presidente entrou com recurso e aguarda um posicionamento  da Justiça para retornar o união ao cargo.

A gestão de Erivaldo Alves sempre esteve afinada com Marco Polo Del Nero. Em 2015, por exemplo, a FFDF votou no coronel Nunes, presidente da Federação Paraense de Futebol, como vice-presidente da CBF pela região Sudeste — uma manobra para evitar que Delfim Peixoto, à época dirigente mais velho da entidade, assumisse o cargo em caso de destituição de Marco Polo Del Nero.

O coronel Nunes chegou a assumir a CBF durante uma licença de Del Nero.  A FFDF também esteve ao lado da CBF na polêmica mudança do sistema de votação para presidente da CBF. Houve aumento do peso do voto das federações e o enfraquecimento do poder de decisão dos 40 clubes das séries A e B do Brasileirão.

Um repasse de R$ 300 mil da CBF para a FFDF, em 2016, para a disputa da Série D, deu origem à destituição de Erivaldo Alves. Os clubes acusam o dirigente de não ter contabilizado a verba no balanço financeiro de 2016.

O ex-presidente diz que houve um “vacilo por parte do departamento financeiro” da FFDF e propôs o ajuste nos lançamentos de 2017. Os clubes não concordaram e deram início ao processo de impeachment de Erivaldo Alves.

Durante a gestão de Marco Polo Del Nero, o presidente Erivaldo Alves ganhou um mimo do mandatário da CBF. Foi escolhido para ser o chefe da delegação da Seleção Sub-20 na Suwon Cup. Em outra vista, esteve na sede da CBF com o vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana. Ouviu que Brasília receberia um jogo da Seleção nas Eliminatórias para a Copa de 2018, mas o Mané Garrincha ficou não foi sede de nenhum dos nove duelos dos times de Dunga e depois de Tite em casa.