image Ajax: da final da Europa League às semifinais da Champions League. Foto: AFP Ajax: da final da Europa League às semifinais da Champions League

Ajax colhe os frutos que plantou há dois anos na final da Europa League

Publicado em Esporte

Leio, vejo e ouço muita gente surpresa, assustada com o sucesso do Ajax na temporada da Liga dos Campeões da Europa porque desbancou Real Madrid nas oitavas e a Juventus nas quartas. Há um trabalho sério de reconstrução no futebol holandês. Nos clubes e principalmente na seleção. A Laranja Mecânica ficou fora da última Euro e da Copa. Sob a batuta de Ronald Koeman, é uma das finalistas da Liga das Nações com um grupo renovado. Robben e Sneijder, protagonistas do vice na Copa 2010 e do terceiro lugar no Brasil, em 2014, são passado.

Renovação impulsionada pelo sucesso de um clube. Em 2017, o Ajax decidia a Europa League — segundo torneio mais importante do Velho Continente — contra o Manchester United. Tinha média de idade de 22,6 anos. Quase entrou para a história como o campeão mais jovem da história. Perdeu a final por 2 x 0, mas o planejamento não foi chutado para escanteio.

Dos 14 jogadores que atuaram na vitória por 2 x 1 sobre a Juventus, oito entraram em campo na final da LIga Europa de 2017: Onana, Veltman, De Ligt, De Jong, Schöne, Van de Beek, Ziech e David Neres. Um ficou no banco: Dolberg. Há dois anos, o técnico do clube holandês era Peter Bosz. Agora, Erik ten Hag administra os meninos. O time que iniciou a partida na Arena Juventus tem média de 25 anos.

O triunfo do Ajax sobre o Real Madrid e a Juventus agitará o mercado no meio do ano. A realidade do Ajax, hoje, é formar e ganhar dinheiro com a venda de jogadores. Bem diferente de 1995, quando aquele timaço de Louis van Gaal deu aula em gigantes , conquistou a Champions League, o Mundial de Clubes da Fifa e marcou época. Por pouco não foi bicampeão europeu em 1996.

A Holanda não emplacava time nas semifinais da Liga dos Campeões desde o PSV em 2004/2005. Na época, o rival do Ajax foi eliminado pelo Milan. O Ajax não alcançava a semifinal havia 22 anos. A última vez aconteceu em 1997. Não se trata de um país qualquer. A Holanda coleciona seis títulos — quatro do Ajax, um do PSV e outro do Feyenoord. Portanto, o sétimo, quinto do Ajax, não seria surpresa.