Nunes Nunes ajudou o Gama a abrir três pontos na liderança isolada. Foto: Douglas Oliveira/Fértil Comunicação Nunes ajudou o Gama a abrir três pontos na liderança isolada do Candangão.

Acabou a rodada! É hora da resenha: 10 pitacos sobre o que rolou no fim de semana do futebol

Publicado em Esporte

Monumental de Nunes

Que história essa do Nunes, hein… Há dois anos, ele dava início a um quebra-pau generalizado dentro e fora de campo no Bezerrão com a camisa do Brasiliense no clássico contra o Gama. Neste domingo, fez o gol da vitória alviverde sobre o arquirrival e começou a conquistar a massa. Por falar na torcida, belo público no clássico: 9.155 pagantes está de ótimo tamanho. Para se ter uma ideia, os clássicos paulista (São Paulo x Palmeiras) e carioca (Fluminense x Botafogo) atraíram pouco mais de 17 mil cada um.  Parece que estamos a caminho de uma decisão entre Gama e Brasiliense, mas é bom prestar atenção nesse bom time do Real. Fica o aviso.

 

O tal do time reserva

Luiz Felipe Scolari fez escola ao conquistar o Campeonato Brasileiro na temporada passada. Há uma corrida de última hora para formar o tal do time alternativo, reserva, como queira. O Grêmio tem. O Flamengo continua procurando. Ao perder para a Cabofriense, o Vasco descobriu neste fim de semana que não pode se empolgar. O elenco é curto e limitadíssimo.

 

Propaganda enganosa

Desculpa aí quem gosta de Estadual, mas não morro de amores. Fortaleço minha tese quando me deparo com clássicos tão desinteressantes quanto esses do fim de semana. Acompanhei São Paulo 0 x 1 Palmeiras do início ao fim. Que jogo horroroso! Fiquei com pena de quem comprou ingresso ou está pagando o carnê do pay-per-view. Mais: Grenal com times reservas é fazer o torcedor de palhaço. É o jogo mais esperado do Estadual! Imagina Barcelona e Real Madrid fazerem isso, por exemplo, no Campeonato Espanhol. Se for para ser assim, acabem logo com esses torneios de péssimo nível técnico que consome quatro meses do calendário.

 

Quer pagar o Pato?

No mínimo estranho o chilique de Luiz Felipe Scolari com o centroavante colombiano Borja. O técnico disse depois da vitória sobre o São Paulo que está insatisfeito com o jogador. A declaração é curiosa justamente no momento em que Alexandre Pato está disponível no mercado. Por sinal, Felipão foi o último a convocá-lo para a Seleção Brasileira. A Crefisa tem dinheiro de sobra para realizar o possível sonho de consumo. Portanto, fiquemos de olho. O recado está dado para dona Leila Pereira.

 

Pelas beiradas

Posso estar enganado, mas pelo menos duas agradáveis surpresas podem vir de Minas Gerais nesta temporada. Apesar da perda de Arrascaeta, o Cruzeiro está prontinho para brigar por dois ou mais títulos neste ano. Não se trata apenas de o time ser o único invicto entre os 20 times que disputarão a Série A em 2019. É questão de continuidade, manutenção do trabalho de Mano Menezes. Quem também promete é Alerrandro, do Atlético-MG. Tem cheiro de gol. Como diz Levir Culpi, não deve durar muito por aqui…

 

Pé na área

A temporada mais artilheira da carreira de Ganso quase o levou para a Copa do Mundo da África do Sul em 2010: 13 gols em 43 jogos. O meia já tem dois com a camisa do Fluminense. Além de camisa 10, é o dono do time. Mostrou que não é um perigo apenas nas assistências. Quando quer e não está com preguiça, dá trabalho também dentro da área. Pode ter certeza: Tite está de olho nele. Quem sabe até para a Copa América. Ainda procura-se o tal do ritmista. Fico imaginando como seria Ganso sob a batuta do Tite.

 

Ganham pouco e divertem

Parabéns aos artilheiros do Campeonato Carioca! Não, não é nenhum jogador de time grande. Maxi López, Gabriel Barbosa, Uribe, Erik, Kieza e Luciano ganham um dinheirão para fazer gol, mas quem faz sucesso é Maxwell (Resende) e João Carlos (Volta Redonda). Cada um deles tem sete gols. Atenção, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco: cobrança não faz mal a ninguém. Vocês estão pagando caro por poucos gols…

 

Zorra total

Poucas vezes vi um São Paulo tão desorganizado dentro e fora dos gramados. Não ganha clássicos, demite técnicos, entrega a prancheta a um técnico de transição, elenco limitado, reforços que demoram a entrar na linha, cartolas batendo cabeça e Raí, que muitas vezes foi citado ao lado de Leonardo como possível solução para assumir algum cargo na CBF só decepciona na gestão tricolor. Essa história de Vagner Mancini comandar o São Paulo enquanto Seu Lobo, ou melhor, Seu Cuca não vem é de uma bizarrice…

 

E daí pra quem é o melhor?

Que semana, amigos. Cinco dias depois do concerto de Cristiano Ronaldo na classificação da Juventus para as quartas de final da Uefa Champions League, vimos (mais uma) exibição épica de Lionel Messi. Que golaços nos 4 x 1 sobre o Real Bétis. Numa boa: não quero nem saber de discussão sobre quem é melhor. Sinto-me privilegiado por ter testemunhado in loco e/ou pela tevê exibições inesquecíveis dessas duas lendas do futebol.  Pra quê compará-los se podemos curtir, comentar e compartilhar atuações antológicas de dois gênios a cada semana?

 

É pra você, Marin!

Campeão da Copa da Liga Inglesa, semifinalista da Copa da Inglaterra, vice-líder da Premier League e nas quartas de final da Uefa Champions League. E pensar que o presidiário José Maria Marin esnobou Pep Guardiola quando ocupou o cargo de presidente da CBF. O cara pode (ou não) arrematar todos os títulos possíveis na temporada à frente do Manchester City, mas, segundo o ex-cartola, o revolucionário treinador não serve para comandar a seleção pentacampeã mundial.

 

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF