A minha bola de cristal aponta para uma final de Carioca entre Vasco e Fluminense. E a sua?

Publicado em Sem categoria

Pela primeira vez, desde 1994, os quatro grandes do Rio decidirão o Campeonato Carioca em uma fase final. A diferença é tão somente o regulamento. Daquela vez houve um quadrangular no qual Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco jogaram entre si em turno e returno. O time cruz-maltino conquistou o título. A partir deste fim de semana será diferente. As semifinais terão o Clássico Vovô entre Botafogo e Fluminense de um lado e o Clássico dos Milhões entre Flamengo e Vasco do outro.  Na edição de 2014, que teve a mesma fórmula de disputa deste ano, faltou o Botafogo no mata-mata e o Boavista ocupou a brecha deixada pelo alvinegro.

O episódio lamentável desta quarta-feira foi o triste fim da Taça Guanabara. Era muito mais bacana quando o tradicional troféu era decidido em uma final no cenário perfeito, o Maracanã. A Federação de Futebol do Estado do Rio conseguiu tirar a importância de um torneio bacana. O presidente Rubens Lopes conseguiu agir como o cientista maluco Wayne Szalinski (Rick Moranis) do filme Querida, encolhi as crianças! Diminuiu a importância da conquista do Flamengo no ano passado, e do Botafogo nesta temporada. Uma pena.  

A minha bola de cristal aponta para uma final entre Vasco e Fluminense. A possibilidade de o Flamengo conquistar o bicampeonato vai depender muito do foco de Vanderlei Luxemburgo. Assediado pelo São Paulo – com quem acho que ele vai fechar – o treinador precisa definir logo seu futuro a fim de evitar instabilidade no elenco e manter a cabeça do time concentrada na decisão e não no futuro rubro-negro no Campeonato Brasileiro. Desculpa, Luxemburgo, mas não dá para pensar no Vasco e na proposta do São Paulo ao mesmo tempo. Saia do muro.

René Simões faz um belo trabalho à frente do Botafogo, mas o Fluminense vai crescer muito depois da classificação heroica diante do Madureira. Ouso dizer que o tricolor das Laranjeiras é quem chega mais forte psicologicamente às semifinais e pode conquistar o título que pode ser uma espécie de resposta rápida – e inesperada – à perda do patrocínio da Unimed.

O mais divertido dessa história é a possibilidade de finais. Pode rolar uma final entre os amigos da Ferj, ou seja, Botafogo e Vasco, aliados de Rubens Lopes. Ou uma decisão entre os inimigos da entidade máxima do futebol carioca, ou seja, a dupla Fla-Flu. Vale lembra que no clássico do último domingo, os dois clubes protestaram contra a federação. Imagine o que farão em uma possível decisão do Estadual em duas partidas. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…