Sao Paulo Tiago Volpi é uma das novidades na temporada de procura por goleiros. Foto: Rubens Chiri/SPFC Tiago Volpi é uma das novidades na temporada de procura por goleiros.

A movimentada janela de transferências dos goleiros neste início de temporada do futebol brasileiro

Publicado em Esporte

Pouco badalado, o mercado de goleiros bombou nesta janela de transferências do futebol brasileiro. Goleiro afastado recebeu perdão e voltou ao elenco. Titulares mudaram de ares. Aposentadoria obrigou reposição de estoque. Sem contar a interminável caça por um novo Rogério Ceni e o desgaste criado pelo técnico argentino Jorge Sampaoli na chegada ao Santos.

No Rio, Flamengo, Fluminense e Vasco têm novos titulares. Afastado do elenco por Dorival Júnior no segundo semestre do ano passado, Diego Alves foi perdoado pela nova diretoria e deve começar a temporada como número 1. Com isso, César volta ao banco.

No Vasco, a era Martin Silva está definitivamente encerrada. O goleiro uruguaio acertou com o Libertad, do Paraguai. Titular na reta final do Campeonato Brasileiro, Fernando Miguel inicia o ano como dono das traves cruz-maltinas. O Fluminense perdeu Júlio César para o Grêmio. Por enquanto, Rodolfo começa a temporada em alta com o técnico Fernando Diniz, mas Agenor (ex-Guarani) chegou para disputar o cargo com ele. Com a aposentadoria de Jefferson, o Botafogo também investiu na posição ao contratar Diego Cavalieri para a reserva de Gatito.

Em São Paulo, o tricolor paulista segue à procura de um sucessor para Rogério Ceni. A bola da vez é Tiago Volpi. Sidão foi para o Goiás, Jean não se firmou… Eliminado da Copa do Mundo, entre outros motivos, por causa da má escolha do camisa 1, o técnico Jorge Sampaoli resolveu esnobar Vanderlei e pedir a contratação de um goleiro talentoso com os pés. Campaña é o indicado à diretoria. O atual titular não gostou e já reclamou da movimentação…

No Rio Grande do Sul, o Grêmio perdeu o ídolo Marcelo Grohe para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Consequentemente, Paulo Victor foi promovido a titular e ganhou um novo concorrente: Júlio César, ex-Fluminense.

Os demais times do G-12 iniciam a temporada preservando os titulares. Wéverton é o cara do Palmeiras. Cássio continua sendo o dono da posição no Corinthians. Fábio, Victor, Marcelo Lomba e Gatito também no Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional e Botafogo, respectivamente.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF