Ajax O ataque mais ofensivo da Europa bateu o Tottenham em Londres. Foto: ajax.nl O ataque mais ofensivo da Europa bateu o Tottenham em Londres. Foto: ajax.nl

A melhor defesa é o ataque: time mais ofensivo da Europa, Ajax faz mais uma vítima fora de casa

Publicado em Esporte

O melhor ataque… é o ataque! Como é divertido assistir a um jogo do Ajax nas últimas duas temporadas. Só pra refrescar a memória: esse time de garotos decidiu a Europa League contra os marmanjos do Manchester United em 2017. Perdeu aquela decisão, mas segue atrevido. Não tem comportamento bipolar. O time atua fora da Holanda como se estivesse na Amsterdam Arena. Sem covardia. Derrotou Real Madrid, Juventus e o Tottenham fora de casa nesta fase de mata-mata da Uefa Champions League. Simplesmente incrível.

Mais incrível ainda é a performance do Ajax nesta temporada. Lidera o Campeonato Holandês com 80 pontos nos critérios de desempate com o arquirrival PSV Eindhoven. Está na final da Copa da Holanda contra o Willem II no próximo dia 5. O triunfo por 1 x 0 sobre o Tottenham nesta terça-feira, em Londres, alimenta o sonho de ir a Madri, em 1º de junho, para a decisão da Uefa Champions League. O tetracampeão continental não consegue o feito desde o vice de 1995/1996 na derrota para a Juventus.

O segredo do Ajax tem apenas três letras em língua portuguesa: gol. O time holandês é o mais ofensivo da Europa. São 161 gols nesta temporada, três a mais do que o Manchester City do badalado Pep Guardiola. São 111 bolas na rede na Eredivisie, 33 nesta campanha na Champions League e 17 na Copa da Holanda. Tadic participou de 55 gols, ou seja, de um terço. São 34 bolas na rede e 11 assistências.

 

Os times mais ofensivos na temporada europeia

  • 161 Ajax
  • 158 Manchester City
  • 141 Paris Saint-Germain
  • 130 Barcelona
  • 128 Benfica
  • 121 Genk
  • 118 RB Salzburg
  • 116 Porto
  • 115 Bayern Munique
  • 114 Celtic

 

Esse Ajax conseguiu fazer cinco gols no Real Madrid, três na Juventus e deixou um no fundo da rede do Tottenham. O timaço de Erik ten Hag caminha para repetir o feito do lendário esquadrão comandado pelo romeno Stefan Kovacs em 1971/1972. Aquele Ajax faturou a tríplice coroa. É um dos seis a atingir o feito na história do futebol europeu.

Em meio à incerta presença do Ajax na final da Champions League há uma certeza: o elenco desta temporada dificilmente permanecerá na temporada 2019/2020. O Tottenham é a síntese de um Ajax exportador de talentos. Quatro ex-jogadores do clube holandês vestem a camisa da equipe londrina: Alderweireld, Vertonghen, Davinson e Eriksen.

O título da Champions fica com clubes das quatro principais ligas nacionais da Europa — Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha — desde 2005. O último intruso foi o Porto, campeão continental em 2004 na decisão contra o Monaco. O Ajax está a um jogo de voltar à final para tentar provar que ainda existem times competitivos fora do “Big Four” da Europa.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF