Flamengo O Fla bateu o campeão da Copa Uefa, Eintracht Frankfurt, seis dias depois do título brasileiro de 1980 O Fla bateu o campeão da Copa Uefa, Eintracht Frankfurt, seis dias depois do título brasileiro de 1980

A história dos dois jogos entre Flamengo e Eintracht Frankfurt, que se reencontrarão na Florida Cup

Publicado em Esporte

Adversário do Flamengo neste sábado na segunda rodada da Florida Cup, o Eintracht Frankfurt, da Alemanha enfrentou o time rubro-negro duas vezes: a primeira nos anos 1950, com Evaristo de Macedo e Zagallo em campo; e a segunda nos anos 1980, seis dias depois da conquista do primeiro título brasileiro, com Zico, Júnior, Andrade e companhia em campo. O time carioca não perdeu para o adversário: uma vitória e um empate. Os dois confrontos foram na Alemanha. Trinta e oito anos depois, os dois clubes decidirão, às 19h (de Brasília), o título do torneio disputado nos Estados Unidos.

Em 1954, o Flamengo se tornou o primeiro time brasileiro a atuar no Leste Europeu, ou seja, em uma país do bloco socialista, a antiga cortina de ferro. Em 16 de abril, duelou com o Ferencvaros, chamado Kinizszi Club no período de 1650 a 1956, em Budapeste, na Hungria.

Quatro dias antes, a equipe rubro-negra encarou o Eintracht Frankfurt na Alemanha Ocidental. Arrancou empate por 1 x 1. Zezinho abriu o placar para o Flamengo, mas Richard Kress descontou para os donos da casa diante de 28 mil torcedores. Dois jogadores do time germânico conquistariam a Copa do Mundo de 1954 três meses depois na final contra a Hungria, o chamado Milagre de Berna: Alfred Pfaff e Toni Turek. O Flamengo, do técnico Manuel Fleitas Solich atuou com Chamorro; Marinho, Pavão, Servílio e Jadir (Tomires); Jordan e Joel (Paulinho); Evaristo, Zezinho, Benítez e Zagallo.

O jogo fez parte da turnê do Flamengo pela Europa. Além de enfrentar o Ferencvaros e o Eintracht Frankfurt, o time empatou com o Combinado de Milão por 2 x 2, na Itália; com o Rapid Viena, na Áustria, por 2 x 2; e perdeu para o Linzer Ask, também da Áustria, por 1 x 0.

De volta à Alemanha, disputou praticamente um Campeonato Alemão ao realizar uma sequência de sete amistosos contra Nuremberg, Stuttgart, Combinado de Ludwigshafen, Sarrebruck, Reutlingen, Hamburgo, Werder Bremen. Foram duas vitórias, quatro empates e apenas uma derrota para o Sarrebruck, por 4 x 3. Depois do intercâmbio, a equipe de Zezinho, Evaristo de Macedo e Zagallo goleou o Vasco por 4 x 1 pelo Torneio Rio-São Paulo.

O Flamengo voltou a enfrentar o Eintracht Frankfurt seis dias depois de conquistar o primeiro título do Campeonato Brasileiro. Derrotou o Atlético-MG por 3 x 2 na histórica partida disputada no Maracanã e embarcou rumo à Europa. Em 7 de junho, gols de Zico, Nunes e Andrade decretaram o triunfo por 3 x 1 no Waldstadion, em Frankfurt.

Foi praticamente um jogo das faixas. O Flamengo festejava o título brasileiro. O Eintracht Frankfurt celebrava a Copa da Uefa. Superou o Borussia Monchegladbach na decisão com derrota por 3 x 2 fora de casa e triunfo por 1 x 0 em seus domínios.

Os historiadores Roberto Assaf e Clovis Martins contam no Almanaque do Flamengo que os anfitriões tinham tudo a favor contra o Flamengo: a torcida, o campo encharcado pela chuva e e o frio de 7 graus. Nachteweih abriu o placar ao roubar a bola de Toninho. Mas Zico igualou de pênalti, depois de passar por três marcadores e ser derrubado por Lorant na área. Nunes virou o jogo num lance semelhante ao do gol do título nacional contra o Galo. Assistência de Carpegianni. Um chute de fora da área de Andrade consolidou a imponente vitória na Alemanha. O Flamengo jogou com Cantarele; Toninho, Manguito,  Marinho e Júnior; Andrade, Carpegiani e Zico; Tita, Nunes e Júlio Cesar. Na excursão, a equipe comandada por Coutinho ainda derrotaria o Foggia, na Itália, por 3 x 1, na Itália.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF