Caio Duelo entre Rodrigo Caio e David Neres deve ser uma das atrações do jogo. Foto: Flamengo Duelo entre Rodrigo Caio e David Neres deve ser uma das atrações do jogo.

A história do único duelo entre Flamengo e Ajax, que se enfrentam nesta quinta-feira pela Florida Cup

Publicado em Esporte

Faz 31 anos. Adversários nesta quinta-feira na Florida Cup, em Orlando, nos Estados Unidos, Flamengo e Ajax se enfrentaram apenas uma vez. Deu rubro-negro carioca, em 5 de agosto de 1988, no Estádio Olímpico, em Amsterdã. O time carioca participava de um quadrangular, aqueles tradicionais torneios de verão antes do início da temporada europeia. Além de Ajax e Flamengo, a competição contou com a Sampdoria, da Itália, e o Benfica, de Portugal.

Eram dois timaços. O Ajax contava com quatro jogadores campeões da Eurocopa-1988: Jan Wouters, Aron Winter, Arnold Mühren e John van’t Schip. O quarteto participou da conquista, na Alemanha, sob o comando do lendário técnico Rinus Michels. Venceu a extinta União Soviética por 2 x 0 no Estádio Olímpico, em Munique. A defesa do Ajax também tinha o jovem Danny Blind, um dos símbolos do imponente Ajax de Louis van Gaal nos anos 1990.

Liderado pelo técnico Candinho, o Flamengo tinha quatro promessas que conquistariam o tetracampeonato na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994. O lateral-direito Jorginho, o esquerdo Leonardo, o meia Zinho e o atacante Bebeto.

 

Os dois clubes estavam com o orgulho ferido pelos arquirrivais. O Flamengo perdera o título do Campeonato Carioca para o Vasco no histórico gol de Cocada. O Ajax estava com dor de cotovelo. O PSV havia faturado a Copa dos Campeões da Europa, atualmente chamada de Uefa Champions League, ao derrotar o Benfica nos pênaltis, em Stuttgart, por 6 x 5. Van Breuklen, Ronald Koeman, Van Aerle, Vanenburg e Kieft eram a base da Holanda campeã da Euro.

Nesse contexto, o Flamengo estreou vencendo o Ajax por 1 x 0, gol de Renato Carioca, que na verdade se chama Laércio da Silva Vieira Canil segundo o Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins. Ele havia chegado do América-RJ. O meia-atacante arriscou o chute e o goleiro Menzo falhou. Na mesma rodada, a Sampdoria goleou o Benfica por 5 x 1. O time italiano faturou o título no saldo de gols. Na partida seguinte, fez 3 x 0 no Ajax e o Flamengo passou pelo Benfica por 2 x 0. Curiosamente, o torneio tinha quatro clubes, mas não houve terceira rodada. Flamengo e Sampdoria e Ajax e Benfica não duelaram.

O Flamengo continuou na Europa depois do torneio. Disputou amistosos na Itália contra Padova (1 x 1) e Spal (3 x 3); enfrentou Zaragoza (2 x 1) e Huelva (1 x 0), na Espanha; e encerrou a excursão pelo Velho Continente com derrota para o Olympiacos, na Grécia, por 3 x 1.

Dois jogadores daquele duelo de 1988 fazem parte da comissão técnica do Ajax. Aaron Winter e Richard são auxiliares do treinador holandês Erik tem Hag. Depois do pai Danny Blind, o filho, Daley Blind, enfrentará o Flamengo. O Ajax conta com um velho conhecido do zagueiro rubro-negro Rodrigo Caio: o atacante David Neres. A revelação do São Paulo tem quatro gols e oito assistências em 28 jogos na temporada 2018/2019.

 

DO FUNDO DO BAÚ*

 

Ajax 0

Stanley Menzo; Danny Blind, Arnold Scholten, Peter Larsson e Mark Verkuyl;  Jan Wouters, Aron Winter e Arnold Mühren (Wim Jonk); John van’t Schip, Ron Willems e Bryan Roy (Richard Witschge). Técnico: Kurt Linder

 

Flamengo 1

Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Delacir e Luvanor; Renato Laércio “Carioca” (Alcindo), Bebeto e Zinho. Técnico: Candinho

 

Quando: 5/8/1988

Competição: Torneio de Amsterdã

Onde: Estádio Olímpico de Amsterdã (Holanda)

Árbitro: Michel Vautrot (França)

Gol: Renato Laércio, aos 21 minutos do primeiro tempo

 

*Fonte: Almanaque do Flamengo (Roberto Assaf e Clóvis Martins)