Liverpool Tottenham, Manchester United e Liverpool não foram barreiras para o Barça. Foto: Jose Jordan/AFP Tottenham, Manchester United e Liverpool não foram barreiras para o Barça.

A fragilidade dos clubes ingleses contra o Barcelona na Liga dos Campeões: cinco jogos, nenhuma vitória

Publicado em Esporte

A Premier League é o melhor campeonato nacional da Europa. Esta é a minha opinião. Mas impressiona a dificuldade dos clubes ingleses nos confrontos com o Barcelona nesta edição da Liga dos Campeões da Europa. Lá se vão cinco duelos e nenhuma vitória. O Liverpool jogou muita bola no Camp Nou, é um timaço, porém, foi a vítima da vez nesta quarta-feira no primeiro duelo das semifinais.

Dos três times que enfrentaram o Barcelona nesta temporada, apenas um balançou a rede do time catalão: o semifinalista Tottenham na fase de grupos. Em Wembley, o time londrino fez dois gols com Lamela e Kane, mas sofreu quatro de Philippe Coutinho, Rakitic e dois de Messi. No Camp Nou, segurou empate por 1 x 1 em um duelo que apenas cumpria tabela.

Esperava-se um duelo equilibrado entre Manchester United e Barcelona nas quartas de final, mas os Diabos Vermelhos não foram páreo. Perderam em casa por 1 x 0 e amargaram derrota por 3 x 0 no Camp Nou. Messi e companhia avançaram por 4 x 0 no placar agregado.

Chegou a vez do Liverpool nas quartas de final. Na minha avaliação, o time de Jurgen Klopp fez uma bela partida no Camp Nou. A engrenagem dos Reds sentiu muita falta de Roberto Firmino e um extraterrestre chamado Lionel Messi acabou com o jogo em parceria com Luis Suárez.

O futebol inglês não conquista a Liga dos Campeões da Europa desde 2012. O Chelsea faturou o título contra o Bayern, em Munique. De lá para cá, apenas o Liverpool alcançou a final. Decidiu a orelhuda com o Real Madrid na temporada passada. É muito pouco. A Espanha é hegemônica na Champions League desde 2014 com quatro conquistas do Real Madrid e uma do Barcelona. Antes disso, Bayern e Borussia Dortmund foram protagonistas de uma decisão alemã dentro do lendário Estádio Wembley.

Não dá para cravar que Tottenham e Liverpool estão eliminados. A vantagem do Ajax é de apenas um gol. Vale lembrar que o time londrino desbancou o Manchester City fora de casa no confronto de volta. O Liverpool perdeu por 3 x 0, porém, o quarto gol desperdiçado pelo Barcelona no último lance da partida poderia ter carimbado a classificação. Não duvido da magia do Liverpool em Anfield Road. A trupe de Mohamed Salah venceu nove partidas por três ou mais gols de diferença nesta temporada. Mas o rival é o Barcelona. De Messi!

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF