O hexa do Real Madrid e a hegemonia da Europa em todas as competições organizadas pela Fifa

Publicado em Esporte

Minha trilha sonora para o hexacampeonato mundial do Real Madrid após a vitória por 1 x 0 sobre o Grêmio é a música Será, de Renato Russo. Há quem considere complexo de vira-lata. Pois que seja então… A verdade é que os clubes e as seleções europeias dominam todos os torneios organizados pela Fifa. Daí a lembrança daquele refrão do Legião Urbana…

Será só imaginação?

A Europa conquistou o Mundial de Clubes neste sábado pela quinta edição consecutiva. A série começou com o Bayern de Munique (2013), passou para o Real Madrid (2014), chegou ao Barcelona (2015) e voltou às mãos do Real Madrid (2016 e 2017). Quanto mais os times do Velho Mundo ampliam a soberania, maior o feito do Corinthians em 2012. O Timão é o último sul-americano campeão do torneio.

Será que nada vai acontecer?

A Europa conquistou as últimas três Copas do Mundo. Deu Itália em 2006, Espanha em 2010 e Alemanha em 2014. A última vez que a América do Sul levou o caneco foi com o Brasil, em 2002. Quanto mais as seleções do Velho Mundo ampliam a sequência, mas épica se torna a conquista do pentacampeonato pela família Scolari.

Será que é tudo isso em vão?

O domínio também está nas categorias de base. Os últimos três campeões do Mundial Sub-20 são europeus. Deu França em 2013, Sérvia em 2015 e Inglaterra em 2017. Tem mais: a última edição do Mundial Sub-17 teve como campeã a Inglaterra.  Ah, a Copa das Confederações, evento teste para o Mundial da Rússia, foi conquistado por uma seleção europeia em 2017 — a Alemanha, atual campeão mundial, derrotou o Chile.

Será que vamos conseguir vencer?

O desequilíbrio técnico e tático entre os clubes e seleções europeias em comparação com os sul-americanos permite alguns questionamentos. Será só imaginação sonhar com um clube brasileiro campeão mundial novamente? Será que nada vai acontecer de novo para a América do Sul na Copa da Rússia? Será que é tudo isso em vão? Aparentemente, sim.

Algo precisa mudar no futebol da América do Sul.

A Europa dominou o mundo. É quase impossível competir.