Jean Jean comemora o gol da vitória do Palmeiras sobre o Coritiba. Foto: César Grecco/Palmeiras

10 pitacos do fim de semana sobre futebol candango, brasileiro e internacional

Publicado em Esporte
  1. Erros em cima de erros

Na minha opinião, erra a CBF ao oficializar o árbitro de vídeo a essa altura do campeonato. Mudar a regra com o bonde andando nunca é uma boa Como ficam os clubes que foram prejudicados nas 24 rodadas anteriores e não tiveram uma repercussão como a do gol com o braço de Jô sobre o Vasco? O mais correto seria anunciar a ferramenta para o Brasileirão de 2018 e aumentar a cobrança por eficiência do árbitro, auxiliares e assistentes adicionais nas próximas rodadas. Aliás, os testes da arbitragem de vídeo no Brasil foram um caos na decisão do Campeonato Pernambucano.

 

  1. Azar da concorrência

Polêmica do Jô à parte, é nítida a queda de rendimento do Corinthians neste segundo turno. Se não fosse o braço do centroavante, o líder disparado do Brasileirão teria perdido mais dois pontos. A sorte do Corinthians, insisto, é a incompetência dos concorrentes. Grêmio e Santos, os mais próximos, não estão nem um pouquinho a fim de tirar o iminente título alvinegro. Sobre o Vasco, acho que Zé Ricardo está dando sua cara ao time. O time passou a ter mais posse de bola. O drama é a limitação técnica do elenco, abaixo do que ele tinha no Flamengo.

 

  1. Um pouco de axé

Fundamental o triunfo do São Paulo sobre o Vitória, em Salvador. Um novo alento na briga contra o inédito rebaixamento para a segunda divisão. Cueva voltou a fazer a diferença e isso pode contribuir bastante no início de mais uma possível arrancada para sair da zona de rebaixamento. Um dado chama a atenção na campanha tricolor neste segundo turno. O time tem o melhor ataque (10 gols) e a pior defesa (10 sofridos), ao lado do Sport, Desequilíbrio!

 

  1. Belo trabalho, Jair!

O Botafogo lidera o segundo turno com 12 pontos, um à frente do Avaí. Vou repetir o que cansei de escrever neste ano: o trabalho de Jair Ventura é sensacional nesta temporada. O time está nas quartas da Libertadores, na briga por vaga para a Libertadores de 2018 no Brasileirão, vendeu caro a eliminação nas semifinais da Copa do Brasil diante do Flamengo e fez um bom Campeonato Carioca. Pode terminar o ano sem título? Sim! Independentemente de taça, a torcida precisa aplaudir de pé o desempenho do elenco. Tudo isso em meio a perdas — sem Montillo, Camilo, Sassá…

 

  1. Duplo acerto

Reinaldo Rueda agiu corretamente ao escalar Alex Muralha contra o Sport. A contusão de Thiago, que está fora da final da Copa do Brasil, obriga o Flamengo a dar ritmo de jogo a quem de fato entrará em campo contra o Cruzeiro no dia 27. Que seja assim também nesta quarta-feira, em outra decisão, contra a Chapecoense, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. O colombiano também acertou ao tirar da cabeça a ideia de que Diego e Éverton Ribeiro não podem atuar juntos. Rueda dá sinais de que é menos teimoso e cabeça dura do que o antecessor, demitido justamente por não dar o braço a torcer.

 

  1. Um sonho a mais não faz mal

Treze pontos separam o Palmeiras do líder Corinthians. Impossível tirar a vantagem? Aparentemente, sim. A vitória sobre o Coritiba serve ao menos para dar paz ao técnico Cuca na sequência do trabalho e consolidar a presença alviverde no G-4. Quanto ao Coritiba, a situação começa a ficar dramática. Marcelo Oliveira não consegue fazer o time evoluir. Bicampeão brasileiro com o Cruzeiro em 2013 e em 2014, o treinador pode ser rebaixado em 2017.

 

  1. Para variar…

Mais um time demitiu técnico neste fim de semana. A Ponte Preta dispensou Gilson Kleina após a derrota em casa por 3 x 1 para o Atlético-GO. Dos 20 clubes da Série A, 13 trocaram de treinador. Lá se vão 18 mudanças de comando em 24 rodadas, com 14 profissionais demitidos. As exceções são: Corinthians, Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense e Avaí.

 

  1. Da Copinha ao título da Série B?

Bacana a briga de dois técnicos campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo título da Série B do Campeonato Brasileiro. Guto Ferreira, vencedor da Copinha pelo próprio Inter em 1998, tem 45 pontos. Lidera a segundona nos critérios de desempate. Enderson Moreira, que levou o Cruzeiro ao título da Copinha em 2007, realiza uma campanha exemplar com o América-MG. Um técnico campeão da Copinha pode ser campeão brasileiro em 2017.

 

  1. Segundas intenções

São Bento, Fortaleza e CSA deram passos enormes para  o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. O time paulista venceu o Confiança-SE fora de casa, por 2 x 0. O tricolor de aço passou pelo Tupi, em casa. O Volta Redonda deu mole em casa diante do Sampaio Corrêa ao perder por 1 x 0, mas o duelo está aberto. Tombense e CSA se enfrentariam na noite desta segunda-feira e o time alagoano abriu vantagem de 2 x 0 fora de casa. Os quatro vencedores garantirão vaga para a disputa da Série B 2018.

 

  1. A espanholização das ligas

Antes do último pitaco, aviso que o  tema Neymar x Cavani está abordado em um post à parte. Dito isso, dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa, três são liderados por times comandados por técnicos espanhóis. O PSG lidera o Francês sob o comando de Unai Emery. O Manchester City divide o topo com o arquirrival Manchester United sob as ordens de Pep Guardiola. Na Espanha, o líder poderia ser o Real Madrid, do francês Zinedine Zidane, ou o Atlético de Madri, do argentino Diego Simeone, mas é o Barcelona, do espanhol Ernesto Valverde. As outras duas ligas têm Um holandês é um italiano no topo. Peter Bosz lidera o Alemão com o Borussia Dortmund. Maurizio Sarri, do Napoli, marca o ritmo no Italiano.

 

Acréscimos

Como o futebol candango está fechado para balanço, tenho apenas a lamentar mais uma vergonha na Federação de Futebol do Distrito Federal. A coisa tá feia por lá. Não está sabendo. Então aí vai o link de mais uma treta nos bastidores do esporte local…