10 pitacos do fim de semana sobre futebol candango, brasileiro e internacional

Publicado em Esporte

1. Anormal é a concorrência
Não vejo nada demais na sequência de maus resultados do Corinthians. Uma hora aconteceria. Demorou até. Anormal é impotência dos concorrentes na caça ao time de Fabio Carille. Ninguém é minimamente capaz de aproveitar os tropeços do melhor time do campeonato para colocar pressão de verdade no líder.

2. Um burro com sorte?
Mais um bom trabalho de Levir Culpi, autor do livro Burro de Sorte. Em pouco tempo, devolver o foco a alguns medalhões do Peixe, como Ricardo Oliveira e Lucas LIma, autores dos gols da vitória sobre o Corinthians. Bem diferente da passagem pelo Fluminense, quando colocou Diego Souza e Fred para correr das Laranjeiras. Levir Culpi é o único treinador sessentão na zona de classificação direta para a Libertadores de 2018. Reinaldo Rueda, Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo e Marcelo Oliveira estão fora do G-4.

3. Tira-teima
Herói da justa vitória do Botafogo sobre o Flamengo, que poderia ter sido até de 3 x 0, sem nenhum exagero, Roger disse neste ano que Guerrero é supervalorizado. Vamos aos números dos dois após o tira-teima de domingo: Roger tem 17 gols neste ano, sendo 1 na Libertadores, 9 no Brasileirão, 2 na Copa do Brasil e 4 no Carioca. O peruano empacou em 19 gols na temporada: 2 na Libertadores, 5 no Brasileirão, 2 na Copa do Brasil e 10 no Carioca.
Comparações à parte, belo trabalho de Jair Ventura no clássico. Armou o time diferente e venceu o freguês Reinaldo Rueda pela terceira vez em cinco duelos no ano. O colombiano só venceu um. Por falar no treinador rubro-negro, uma lástima a diretoria não fazê-lo entender que o Brasileirão é importante, sim, para o clube. O Flamengo pode pagar caro se perder o título da Copa do Brasil e for eliminado na Sul-Americana. Quando voltar a tratar a Série A com seriedade, o time pode ter um fim de ano atormentado com a possibilidade de não conseguir vaga sequer na Libertadores. A essa altura do campeonato, o Botafogo pode até estar brigando pelo título continental inédito. Se liga, Rueda.

4. E não é que o Muralha é melhor…
A estatística é do amigo Rodolfo Rodrigues, da revista Placar…
Média de gols sofridos dos goleiros do Flamengo no Brasileirão:
0,80 Alex Muralha (5j, -4g)
0,91 Thiago (11j, -10g)
1,29 Diego Alves (7j, -9g)
Rapaz…

5. Não é nenhum Zé Mané
Quando Zé Ricardo assumiu o Vasco, eu disse aos colegas de redação Paulo de Tarso Lyra e Marcelo Ramos que o ex-treinador do Flamengo tem tudo para fazer um bom trabalho  no Gigante da Colina. A vitória por 1 x 0 sobre o Grêmio não poderia ter sido melhor para o Zé. Perdeu para o tricolor pelo Flamengo e venceu o time de Renato Gaúcho à frente do Vasco. Uma das marcas de Zé Ricardo é a defesa organizada, sofrendo poucos gols. Foi assim antes de o trabalho desandar no Flamengo. Sensacional a torcida apoiando o time do lado de fora.

6. Sei não…
Sobre o empate insosso entre Atlético-MG e Palmeiras no sábado tenho a dizer o seguinte: algo me diz que Rogério Micale não começará o ano no Galo. Acho também que Cuca não inicará a temporada no alviverde. Não é informação. Mero palpite. O trabalho dos dois simplesmente não anda e ambos parecem cansados, desgastados, sem clima. Por falar em técnicos, a Chapecoense está pedindo para ser rebaixado para a segunda divisão. A marca de Sandro Pallaoro, que morreu na tragédia aérea, era dar tranquilidade aos treinadores e ao elenco. A atual é diferente. Quando o o cinto aperta, demite o treinador. Foi assim com Vagner Mancini, que fazia bom trabalho, e agora com Vinicius Eutrópio. A diretoria se perdeu. Mais perdida do que a diretoria da Chapecoense só a do São Paulo. Na minha opinião, não há mais clima para Dorival Júnior no tricolor. O trabalho é fraco. Talvez, seja hora de contratar um técnico que dê um tratamento de choque no elenco na luta pelo que interessa: a fuga do rebaixamento. Desculpa, Dorival, mas não é hora de pensar em jogar bonito. O São Paulo precisa permanecer na elite. Jogar bonito fica para 2018!

7. Artilheiro
Implacável o Henrique Dourado em mais uma cobrança de pênalti neste Campeonato Brasileiro. Não conseguiu depositar três pontos na conta do Fluminense diante do Vitória, mas fez o seu comercial: voltou a ser o artilheiro isolado da Série A com 13 bolas na rede.

8. Sobe, Nordeste!
A Série B tem apenas um clube nordestino na zona de classificação para a elite: o Ceará. As quartas de final da Série C são dominadas contam com quatro clubes nordestinos: Sampaio Corrêa, Fortaleza, CSA, Confiança. Dos quatro times promovidos da Série D para a C, dois são nordestinos: Juazeirense e Globo. Torço demais pelo crescimento dos clubes do Nordeste. A torcida apaixonada desses times faz uma falta nas grandes competições enquanto clubes sem apelo jogam para estádios vazios na primeira e segunda divisões…

9. Qué pasa?
A Argentina disputou dois jogos nas Eliminatórias contra o Uruguai e a Venezuela, ok? Nenhum dos atacante de luxo fez gol. Pois no fim de semana, Messi arrebentou pelo Barcelona, Icardi brilhou na Internazionale, Agüero deixou o dele na goleada do Manchester City, Dybala deixou o dele com a camisa da Juventus… No mínimo estranho, não?

10. Parabéns, Real
O Real conquistou no fim de semana o título do Campeonato Candango Júnior na decisão contra o Cruzeiro. Parabéns ao campeão inédito da cidade. Bom, isso se o Ceilândia não levar o campeonato ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva…