10 pitacos do fim de semana sobre o futebol candango, brasileiro e internacional

Publicado em Esporte

Excepcionalmente, os títulos dos pitacos deste fim de semana são inspirados em filmes que tiveram a participação do comediante Jerry Lewis. Uma singela homenagem ao craque do cinema, que morreu no último domingo aos 91 anos. Valeu, Jerry Lewis!

 

1. O professor aloprado
Terno em vez de uniforme do Vasco, briga com o zagueiro Rodrigo, troca de farpas com Nenê, sistemas táticos confusos… Bem que um colega que cobriu o ex-técnico do Vasco no em um outro clube do futebol brasileiro deu o toque: “Ele é um louco, fala muito, briga com todo mundo”. Eurico Miranda quer Zé Ricardo, ex-Flamengo. Falando sério: boa escolha. Boa sorte, Zé!

 

2. O biruta e o folgado
O técnico colombiano Reinaldo Rueda posou de maluco ao escalar Rafael Vaz na lateral esquerda na vitória sobre o Atlético-GO por 2 x 0. Sorte do biruta que ele conta com um moleque genial no elenco do Flamengo. O folgado Vinicius Junior acabou com o jogo e fez dois gols pela primeira vez na vida com a camisa rubro-negra. Decisivo aos 17 anos!

 

3. Mr. Saturday night
Sozinho, o técnico Vágner Mancini tirou cinco pontos do Corinthians. Ambos em jogos de sábado à noite. Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense arrancou um empate por 1 x 1 na Arena Corinthians. De volta ao estádio à frente do Vitória, quebrou a invencibilidade do líder disparado do Brasileirão graças ao gol de Trellez. Arrebentou.

 

4. Errado pra cachorro
Mais uma vez, o técnico Renato Gaúcho poupou seus titulares e desperdiçou a chance de reduzir a vantagem do Corinthians na liderança. Ainda mais em uma rodada rara, justamente a da primeira derrota do time alvinegro na Série A. A semifinal da Copa do Brasil é importante, mas o Brasileirão também. O tricolor gaúcho não fatura o título desde 1996…

 

5. Ou vai ou racha
Impressionante a postura do Hernanes no São Paulo. Chegou, colocou a bola debaixo do braço e chamou a responsabilidade de evitar o rebaixamento inédito do São Paulo para a Série B. Ele mal chegou e já tem cinco gols no Campeonato Brasileiro. Sabe o que isso significa? A mesma quantidade de bolas na rede do centroavante Lucas Pratto!

 

6. Rir e viver
Que fase do Henrique Dourado. Reassumiu a artilharia isolada do Campeonato Brasileiro com 12 gols ao balançar a rede duas vezes na vitória sobre o Atlético-MG. Alguém  achou que seria fácil ele assumir a camisa 9 do Fred? Ele tem mostrado que sim. Foi ultrapassado por Jô, ficou para trás, e agora retoma o primeiro lugar na lista dos goleadores.

 

7. Sofrendo da bola
Lamentável o desempenho de dois clubes pernambucanos na Série B do Campeonato Brasileiro. Santa Cruz e Náutico estão na zona de rebaixamento. Há risco de queda para a terceira divisão. O desempenho da dupla é péssimo para o futebol nordestino.

 

8. O rei do circo
Três gols, três assistências e dribles mágicos. Neymar definitivamente conquistou o respeitável público e a crítica francesa nas vitórias sobre o Guingamp e o Toulouse. O malabarismo no segundo gol marcado no domingo foi a saideira e o trailer para a sessão de sexta da Ligue 1. Mas é bom separar. Francês é uma coisa, Champions League é outra.

 

9. Deu a louca no mundo
Em 30 de junho, quando a conquista do pentacampeonato mundial fez 15 anos, escrevi uma matéria no Correio Braziliense mostrando que o sistema tático usado por Luiz Felipe Scolari no título, com uma linha de três zagueiros, é uma tendência para a Copa de 2018. Várias seleções já testaram o modelo. Reforço: prestem atenção nos clubes também!

 

10. Rabo de foguete
A Federação de Futebol do Distrito Federal tem um novo diretor de Futebol: Márcio Coutinho, o Careca, com serviços prestados ao time e ao carnaval da Aruc, assumiu a difícil missão de colocar a casa em ordem e já planeja a fórmula de disputa do próximo Candangão. Márcio Coutinho é reserva remunerado da Polícia Militar do DF e não terá salário na FFDF.