Jorge Pinto Jorge Luis Pinto comanda Honduras na Copa Ouro da Concacaf

Metade! Técnicos colombianos são maioria nas quartas de final da Copa Ouro

Publicado em Esporte

A Colômbia é uma prova de que santo de casa não faz milagre. Celeiro de bons técnicos, o país sul-americano acaba de emplacar quatro “professores” nas quartas de final da Copa Ouro da Concacaf, mas o comandante da seleção nacional continua sendo estrangeiro — o argentino Jose Pekerman. Das oito seleções candidatas ao título do principal torneio das Américas do Norte, Central e Caribe, metade entregou a prancheta a um professor da escola colombiana.

Curiosamente, três dos quatro comandantes que fazem sucesso no torneio disputado nos Estados Unidos comandaram a Colômbia ao menos uma vez: Hernán Darío Gómez, Jorge Luis Pinto e Eduardo Lara. A exceção é Juan Carlos Osorio, substituído na Copa Ouro pelo compatriota e auxiliar Luís Pompilio Páez. Na história do torneio, jamais um técnico colombiano conquistou o título. Um argentino, um sérvio e dois alemães conseguiram a proeza.

Um dos duelos do mata-mata é entre Costa Rica e Panamá, um dos quatro comandados por um treinador colombiano. Hernán Darío Gómez, apelidado de “El Bolillo”, é o comandante do Panamá. Discípulo de Francisco Maturana, Hernán Darío Gómez teve duas experiência como técnico da seleção colombiana: de 1995 a 1998 e em 2010 e 2011.

Sensação da Copa de 2014 ao avançar em um grupo que tinha Inglaterra, Uruguai e Itália, a Costa Rica era comandado por um colombiano no Mundial, mas Jorge Luis Pinto trocou de emprego. Em 2017, é o responsável pela classificação de Honduras para as quartas.

Honduras terá pela frente o México no mata-mata, em um duelo entre dois treinadores colombianos —Jorge Luis Pinto à frente de Honduras e Luís Pompilio Páez liderando os atuais campeões. Suspenso pela Fifa depois da semifinal da Copa das Confederações contra a Alemanha, o também colombiano Juan Carlos Osorio delegou a prancheta ao seu contestado auxiliar. Logo, ao menos um técnico colombiano está garantido nas semifinais. Ex-Costa Rica e atualmente técnico de Honduras, Jorge Luis Pinto também comandou a seleção da Colômbia.

El Salvador terá a dura missão de encarar os Estados Unidos nas quartas de final. Um dos talismãs da seleção para surpreender os anfitriões é o técnico Eduardo Lara, famoso na Colômbia por ter comandado todas as seleções de base do país — sub-17 e sub-20 — e a esquadra principal em 2010 após a demissão de Jorge Luis Pinto.

 

Técnicos estrangeiros campeões da Copa Ouro

  • 1991: Bora Milutinovic (Sérvia/Estados Unidos)
  • 1996: Bora Milutinovic (Sérvia/México)
  • 2000: Olger Hosieck (Alemanha/Canadá)
  • 2003: Ricardo La Volpe (Argentina/México)
  • 2013: Jurgen Klinsmann (Alemanha/Estados Unidos)