trofeu Jejum dos finalistas deste sábado vem desde o século passado, quando o torneio era Sub-18. Foto: Uefa

Portugal x Inglaterra: a perseverança dos candidatos ao título da Eurocopa Sub-19

Publicado em Esporte

Um é pouco, dois é bom, três é demais! Vice-campeões da Eurocopa Sub-19 duas vezes em 15 anos a contar de 2002, quando o torneio continental passou a ter o formato atual, Inglaterra e Portugal tentarão colher neste sábado, às 13h, o título que plantaram faz tempo. Os dois países são referências nas categorias de base, mas o último troféu nesta categoria rolou no século passado. Sincronizadas até nas eliminações, as duas seleções caíram nas semifinais em 2016. Uma temporada depois, são protagonistas da decisão de hoje.

Em segundo no ranking de títulos da categoria, a Inglaterra coleciona nove troféus na Eurocopa Sub-19. O último deles em 1993. A geração da última conquista tinha Gary Neville, Campbell, Scholes e Fowler. O fim do jejum neste sábado, em Gori, na Geórgia, pode fechar um ano histórico para a terra da rainha. A Inglaterra conquistou o Mundial Sub-20, o badalado Torneio de Toulon e foi vice-campeã da Eurocopa Sub-17. Neste ano, a seleção inglesa ainda disputará o Mundial Sub-17, na Índia.

A Eurocopa passou a ser Sub-19 em 2002. Desde então, a Inglaterra foi vice-campeã em 2005 e em 2009. Perdeu os títulos para França e Ucrânia, respectivamente. A chance do título está depositada nos pés de dois dos quatro artilheiros da competição em 2017: Ben Brereton (Nottingham Forest) e Ryan Sessegnon (Fulham). O time comandado por Keith Downing é forte. A maior prova de força até agora foi sobre a Alemanha, por 4 x 1, na última rodada da fase de grupos.

Portugal também está cansado de bater na trave. Os lusitanos são tricampeões da Eurocopa Sub-19. Em 2003, perdeu a final para a Itália. Há três anos, a geração de André Silva e de Gelson Martins foi vítima da Alemanha.  O último título nesta categoria foi em 1999.

A seleção lusitana está em abstinência na Euro Sub-19, mas brilha nas demais categorias. Em 2016, a geração nascida em 1999 conquistou a versão Sub-17 do torneio continental. Em 2011, perdeu a final do Mundial Sub-20 para o Brasil naquele jogo em que Oscar fez três gols. Em 2014, foi vice-campeão da Eurocopa Sub-19 e em 2015 perdeu a decisão da Euro Sub-21 para a Suécia nos pênaltis. No ano seguinte, a esquadra principal de Portugal conquistaria o título da Eurocopa Sub-17 e o troféu mais importante de sua história — a Eurocopa-2016, com vitória por 1 x 0 sobre a anfitriã França em pleno Stade de France, em Saint Denis.

As armas de Portugal na final deste sábado são variadas. Os volantes Gedson Fernandes e Quina são os caras da saída de bola com qualidade. João Filipe é um dos trunfos pela esquerda. Na direita, o lateral Dalot é um dos garçons do centroavante Rui Pedro, artilheiro de Portugal na Eurocopa Sub-19 com duas bolas na rede. Portugal chega com moral à final. Despachou a Holanda na semifinal com um triunfo por 1 x 0.

Pra quem gosta fica a dica: a decisão começa às 13h, com transmissão do canal SporTV.