Campeao copinha Inter: campeão gaúcho e da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1998

Técnico do Inter no título da Copinha de 1998, Guto Ferreira tinha o brasiliense Lúcio como capitão

Publicado em Esporte
Lúcio ergue o troféu da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1998
Lúcio ergue o troféu da Copa SP de Futebol Júnior de 1998

Anunciado nesta terça-feira como novo técnico do Internacional, Guto Ferreira é um dos responsáveis pela guinada na carreira de um outro Ferreira. Em 1998, Guto Ferreira era o técnico do time júnior do colorado e tinha o brasiliense Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, como zagueiro e capitão da equipe que conquistou o tetracampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O menino de Planaltina havia deixado o Distrito Federal depois de uma derrota por 7 x 0 do Guará para o próprio Inter, pela Copa do Brasil.

“Nós fomos campeões nos pênaltis em cima da Ponte Preta. O técnico era esse que está no Bahia agora, o Guto Ferreira. Sou muito grato a ele pela oportunidade. Foi onde tudo começou. Aquele foi o último dos quatro títulos do Inter na Copinha”, contou Lúcio ao blog, em 16 de fevereiro, ao recordar os 20 anos da transferência para o Internacional. “Foi um tempo muito bom. Ele é um excelente treinador, uma excelente pessoa, com um grande caráter”, elogiou. Curiosamente, foi Guto Ferreira que batizou Lúcio de Lúcio. Quanto chegou a Porto Alegre, o zagueiro era Lucimar.

O time de Guto Ferreira no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1998
Taticamente falando? o time de Guto Ferreira na conquista da Copinha

A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1998 foi disputada no Morumbi. Além de Lúcio, o time comandado por Guto Ferreira tinha promessas como Diogo Rincón e Fábio Pinto. Na decisão, Inter e Ponte Preta empataram por 1 x 1. Nos pênaltis, vitória colorada por 4 x 3.

Lúcio havia chegado ao Inter em março depois de chamar a atenção do técnico Celso Roth na derrota do Guará para o Inter por 7 x 0, no velho Mané Garrincha. Contratado, passou a reforçar a defesa do time júnior do Inter, comandado por Guto Ferreira, com o nome de Lucimar. Ali começava a vitoriosa trajetória de Lúcio no futebol.