Galo Dono da melhor campanha, o Galo tentará repetir o feito de 2013. Foto: Bruno Cantini/Atlético

No calendário chinês, 2017 é o ano do Galo. Melhor campanha da Libertadores é de quem, mesmo?

Publicado em Esporte

A melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores da América é de um time brasileiro. O que isso quer dizer? Quase nada! Apesar da superioridade financeira dos clubes do nosso país na Libertadores, vale refrescar a memória curta: não conquistamos o principal torneio de clubes do continente desde o Atlético-MG, em 2013. Deu San Lorenzo em 2014, River Plate em 2015 e Atlético Nacional em 2016. É muito dinheiro para tanto tempo de jejum.

A coincidência neste encerramento de fase de grupos é que a melhor campanha de 2017 pertence justamente ao último clube tupiniquim que ergueu o troféu. O Atlético-MG terá o direito de disputar todas as partidas de volta do mata-mata em Belo Horizonte. Para os supersticiosos de plantão, aí vai uma dica: no calendário chinês, 2017 é o ano do Galo. Brincadeiras à parte, ao contrário dos anos anteriores, um sorteio, em 14 de junho, definirá os duelos das oitavas de final.

 

Da melhor campanha ao título

1996: River Plate-ARG

2013: Atlético-MG

2016: Atlético Nacional-COL

 

Brasil e Argentina avançam com 10 representantes entre os 16 classificados. Igualam o recorde de 2008 e de 2013, quando também chegaram com uma dezena de times a essa mesma fase. A ausência dos clubes mexicanos contribui para essa quantidade de clubes dos dois países. As decepções são Colômbia e Chile. As duas nações estão fora do torneio nesta fase pela primeira vez desde 1988. Até o atual campeão, Atlético Nacional, rodou. A Libertadores não tem um bicampeão desde o Boca Juniors, nas temporadas de 2000 e 2001.

Interessante também a diminuição do número de campeões classificados para as oitavas. Em 2017, sete estão nas oitavas. Seis estão no pote 1 do sorteio que definirá os confrontos —Santos, River Plate, San Lorenzo, Palmeiras, Atlético-MG e Grêmio. Apenas um está no pote 2, o Nacional, do Uruguai. Em 2015, havia 10 campeões nas oitavas. Em 2016, eram nove. Na edição de 2014, apenas cinco detentores de título atingiram essa fase da competição. Os campeões somam 14 títulos e disputaram 28 finais.

Entre os nove clubes à caça do título inédito, apenas um tem final no currículo: o Barcelona, do Equador. Todos os demais tentam chegar pela primeira vez a uma decisão. Dos últimos cinco campeões da Libertadores, três levaram a taça pela primeira vez: Corinthians (2012), Atlético-MG (2013) e San Lorenzo (2014). Portanto, pode acontecer.

Se as bolinhas cooperarem, as quartas de final podem ter até sete vencedores de Libertadores e virar praticamente uma espécie de Supercopa dos Campeões da Libertadores, aquele torneio bacana extinto nos anos 1990, que reunia apenas times que tinham taças da competição.

Dois campeões de Libertadores foram “rebaixados” para a Copa Sul-Americana. Estudiantes e Flamengo terminaram em terceiro lugar nas suas chaves e o prêmio de consolação é disputar a próxima fase do segundo torneio mais importante das Américas. Também conseguiram vaga: Santa Fe-COL, Independiente Medellín-COL, Atlético Tucumán-ARG, Libertad-PAR, Chapecoense eDeportes Iquique-CHI.

Uma última curiosidade. Se os duelos das oitavas de final fossem no formato antigo, ou seja, com base no desempenho na fase de grupos, os duelos seriam os seguintes:

 

Atlético-MG x Nacional-URU

Lanús-ARG x Jorge Wilstermann-BOL

Grêmio x The Strongest-BOL

River Plate-ARG x Atlético-PR

Palmeiras x Barcelona-EQU

Santos x Emelec-EQU

Botafogo x Guaraní-PAR

San Lorenzo-ARG x Godoy Cruz-ARG

 

Como agora é sorteio, confira abaixo como ficaram os potes…

 

 

SORTEIO DAS OITAVAS: 14/6

POTE 1

8 primeiros de cada chave

Botafogo

Santos

River Plate-ARG

San Lorenzo-ARG

Palmeiras

Atlético-MG

Lanús-ARG

Grêmio

 

POTE 2

8 melhores segundos de cada chave

Barcelona-EQU

The Stongest-BOL

Emelec-EQU

Atlético-PR

Jorge Wilstermann-BOL

Godoy Cruz-ARG

Nacional-URU

Guaraní-PAR