Andrey Andrey pode ser campeão na quarta região diferente do país. Foto: Hugo Gonçalves/Esp. CB/D.A Press

Sabe qual jogador finalista do Candangão foi campeão em mais estados diferentes?

Publicado em Esporte

Dois jogadores titulares na final do Campeonato Candango podem ser campeões estaduais no sexto território nacional diferente na carreira. Ambos são do Brasiliense. Camisa 10 do clube octacampeão da cidade, o meia Souza coleciona troféus no Alagoano, Paulista, Carioca, Gaúcho e no Cearense. O goleiro Andrey tem no currículo taças no Gaúcho, Paranaense, Catarinense, Mineiro e no Potiguar. Se levarmos em conta apenas a quantidade absoluta de títulos, Andrey contabiliza seis contra cinco de Souza. O diferencial do goleiro é um bicampeonato mineiro nas temporadas de 2008 e de 2009 como reserva de Fábio no Cruzeiro. A partir deste sábado, às 16h30, no Mané Garrincha, Andrey e Souza tentarão fincar suas bandeirinhas no mapa do Brasil no quadradinho do Distrito Federal.

A coleção de títulos estaduais de Souza e de Andrey tem um detalhe curioso. Se o Brasiliense for campeão, o meia e o goleiro terão no currículo títulos estaduais em quatro das cinco diferentes regiões do Brasil. Um feito, por exemplo, que o zagueiro Durval e o aposentado Iarley conseguiram. Durval ainda não foi campeão no Norte. A Iarley, faltou uma conquista no Sudeste. Andrey e Souza têm faixas de campeão no Nordeste, Sudeste e Sul. Neste ano, podem dar a volta olímpica no Centro-Oeste. Em tese, faltaria apenas o Norte na coleção.

O andarilho Souza foi campeão estadual pela primeira vez em sua terra natal. Em 1999, o meia ajudou o CSA a faturar o Campeonato Alagoano contra o Miguelense. No primeiro jogo, empate por 1 x 1 no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Na partida número 2, goleada do CSA por 5 x 1, em São Miguel dos Campos. No terceiro round, empate por 0 x 0 e volta olímpica do Ceará.

O vice-campeonato na extinta Copa Conmebol diante do Talleres, da Argentina, abriu as portas do futebol paulista a Souza. Defendeu a Portuguesa Santista e foi contratado pelo São Paulo. No tricolor, conquistou o Campeonato Paulista de 2005, Não participou do jogo do título, um empate por 0 x 0 com o Santos, em Mogi Mirim, mas fazia parte do elenco comandado na época por Emerson Leão. O time do Morumbi fez 45 pontos contra 37 de Corinthians e Santos. No mesmo ano, ganhou a Libertadores e o Mundial de Clubes da Fifa.

Camisa 10 do Brasiliense na decisão, Souza foi campeão pela última vez no Ceará: cinco títulos em cinco estados de três regiões diferentes do país. Foto: Reprodução/Bruno Gomes/Diário do Nordeste

Depois de uma passagem pelo Paris Saint-Germain, Souza colocou no currículo o título do Campeonato Gaúcho de 2010. Sob o comando do técnico Silas, o Grêmio bateu o Internacional na finalíssima por 2 x 1 no placar agregado.

Souza também foi pé-quente na final do Campeonato Carioca de 2012. Comandado por Abel Braga, participou da campanha em que o tricolor goleou o Botafogo por 4 x 1 na partida de ida, venceu o jogo de volta por 1 x 0 e deu a volta olímpica dentro do Estádio Nilton Santos.

O último dos cinco títulos estaduais de Souza foi no Campeonato Paraibano de 2014. Dono da melhor campanha, o Ceará empatou duas vezes com o arquirrival Fortaleza, no Castelão, e conquistou o caneco. Na primeira partida, Souza foi atacante ao lado de Assisinho. No segundo jogo, o técnico Sergio Soares o escalou na armação do time.

A maioria dos títulos do goleiro Andrey foram na região Sul. Em 2001, pelo Grêmio no Campeonato Gaúcho. Na temporada de 2005 pelo Atlético Paranaense. No ano seguinte, foi ao degrau mais alto do pódio vestindo a camisa do Figueirense. No Sudeste, faturou um bi pelo Cruzeiro em 2008 e em 2009. Na temporada de 2014, brilhou no Nordeste com o América-RN.

Parceiro de Andrey e de Souza no Brasiliense, o atacante Reinaldo tem cinco títulos estaduais, como Souza, mas em menos estados diferentes. Foi tricampeão carioca pelo Flamengo na série de 1999, 2000 e 2001 em cima do Vasco, supercampeão paulista pelo São Paulo e campeão pelo Santos, em 2006. O Distrito Federal pode ser o terceiro território conquistado por ele.

 

ANOTA AÍ

Final – Primeiro jogo
Ceilândia x Brasiliense

Local: Mané Garrincha
Quando: hoje (29/4), às 16h30
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A doação de 1kg de alimento não perecível garante o desconto.
Pontos de venda: Adega dos Amigos (EQNN 2/4 – Ceilândia) e  Mané Garrincha (a partir das 9h)