image Jorginho: último campeão carioca aguarda propostas. Foto: Paulo Fernandes/CRVG

Três dos seis técnicos campeões cariocas nesta década estão desempregados

Publicado em Esporte

Ter o título de campeão carioca estampado no currículo já foi sinônimo de recolocação imediata no competitivo mercado de trabalho dos técnicos de futebol. Dos seis treinadores que conquistaram o Estadual nesta década, três estão desempregados e um deu passo atrás na carreira — voltou a ocupar o cargo de auxiliar. Apenas Abel Braga, campeão em 2012 pelo Fluminense e finalista em 2017 novamente à frente do tricolor; e Oswaldo de Oliveira, do Al Arabi, vencedor em 2013 pelo Botafogo, estão vinculados a algum clube.

Campeão invicto em 2011 pelo Flamengo, Vanderlei Luxemburgo aguarda propostas para tocar novos projetos. O professor está no mercado há 10 meses, desde a demissão do chinês Tianjin Quanjian, em junho do ano passado. Cinco anos atrás, conquistou as taças Guanabara e Rio contra Boavista e Vasco, respectivamente, e brindou o clube do coração, que na época contava com Ronaldinho Gaúcho, com o título antecipado, sem a necessidade de final.

Jayme de Almeida levou o Flamengo ao título de 2014 na polêmica decisão contra o Vasco, aquela do gol em impedimento do volante Márcio Araújo. Cinco meses antes, Jayme havia conquistado a Copa do Brasil, contra o Atletico-PR, mas os dois troféus foram insuficientes para mantê-lo no cargo. Jayme chegou a ficar desempregado até voltar ao Flamengo no papel de auxiliar. Atualmente, colabora com Zé Ricardo na comissão técnica.

Em 2015, Doriva encerrou o jejum de títulos do Vasco no Campeonato Carioca. O clube de São Januário não faturava o título desde 2003. Doriva desbancou o Botafogo na decisão e conseguiu uma proeza — entrou para a história como o primeiro treinador campeão paulista e carioca em anos consecutivos. O sucesso no Vasco abriu as portas na Ponte Preta, São Paulo, Bahia e no Santa Cruz, mas Doriva está desempregado desde outubro do ano passado. Há seis meses, pediu demissão do Santa Cruz no Campeonato Brasileiro.

Jorginho foi o último campeão carioca. Assim como Doriva, superou o Botafogo na decisão. Foi campeão invicto. No entanto, a campanha arrastada na Série B do Campeonato Brasileiro impediu o treinador de permanecer no cargo em 2017. O tetracampeão aguarda propostas para voltar ao batente. Auxiliar de Jorginho na passagem pelo Vasco, Zinho é comentarista na tevê.

 

NA DÉCADA
Técnicos campeões do Campeonato Carioca

2016 – Jorginho* (Vasco)
2015 – Doriva* (Vasco)
2014 – Jayme de Almeida (Flamengo)
2013 – Oswaldo de Oliveira (Botafogo)
2012 – Abel Braga (Fluminense)
2011 – Vanderlei Luxemburgo* (Flamengo)

*Desempregado