Flamengo Diego garantiu a folia rubro-negra sábado, na vitória sobre o Vasco. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Em ritmo de carnaval… 10 pitacos sobre o futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Esporte

1. Alegorias e adereços
Tem final mais cenográfica para a Taça Guanabara do que um um Fla-Flu? Merecidas as duas classificações para a a final da Taça Guanabara. Os carros alegóricos e destaques como Diego e Gustavo Scarpa foram impecáveis na fase de grupos e nas semifinais diante do Vasco e do Madureira, respectivamente. A dupla Fla-Flu chega ao desfile dos campeões depois de 12 anos. A última decisão havia sido em 2004. O time rubro-negro tem o status de melhor ataque do Campeonato Carioca. O tricolor ainda não sofreu gol. Ambos estão invictos. Resta saber em qual passarela vai ser o clássico. Maracanã ou Engenhão dependem da queda (ou não) da liminar que exige torcida única. Como os dois clubes só aceitam jogar diante de duas torcidas, o Mané Garrincha, aqui em Brasília, ganha cada vez mais força.

2. Bateria
Mestre Fred está fazendo um barulho danado neste início de temporada com a fantasia do Atlético-MG. No sábado, mais dois gols na vitória sobre o Democrata, em Governador Valadares. O centroavante da Seleção na Copa de 2014 é o artilheiro do Campeonato Mineiro com sete gols. Não sei não, hein… No próximo dia 2 tem convocação para os duelos contra Uruguai (Montevidéu) e Paraguai (São Paulo) pelas Eliminatórias para a Copa de 2018. Gabriel Jesus está fora. Você convocaria o Fred para vestir a camisa 9?

3. Comissão de frente
Escrevi um post no sábado mostrando que o carnavalesco Carlo Ancelotti completaria 1.000 jogos como técnico na partida diante do Hamburgo, pelo Campeonato Alemão. Pois a comissão de frente do Bayern de Munique resolveu homenageá-lo com uma exibição de gala: 8 x 0. O fominha Lewandowski fez três gols. Coman, outros dois. Robben contribuiu com um. A turma do fundão também colaborou. Alaba e Vidal completaram a goleada. Fiquem de olho nesse time alemão. Pode ganhar o Alemão, a Copa da Alemanha e a Liga dos Campeões da Europa nesta temporada. Coordenado, sincronizado e criativo, o time bávaro tem convencido os jurados a cada exibição.

4. Conjunto
Rapaz, o Paris Saint-Germain está em uma fase de causar arrepios ao Barcelona. Depois de golear o time catalão por 4 x 0 na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, o PSG humilhou o Olympique de Marselha por 5 x 1 no duelo pelo Campeonato Francês. Titular da Seleção Brasileira de Tite, Marquinhos fez um gol. Eterno candidato a uma chance, Lucas Moura também balançou a rede. Matuide, Draxler e Cavani completaram a goleada. Nunca duvide do Barça, óbvio. Ainda mais quando se tem Messi, Suárez e Neymar na comissão de frente. Mas que vai ser difícil desbancar o PSG na partida de volta da Champions, mesmo sendo no Camp Nou, isso vai…

5. Enredo
Que final artística da Copa da Liga Inglesa em Wembley. A sequência da apresentação foi um espetáculo. Quando tudo parecia resolvido, o Southampton mostrou que não. Empatou um jogo praticamente perdido e obrigou o Manchester United a ralar. Destaque dos Diabos Vermelhos, Ibrahimovic mostrou mais uma vez que é um jogador incrível. Fez o primeiro gol e o último, brindando José Mourinho — quem pediu sua contratação — com o primeiro título à frente dos Diabos Vermelhos. Se você perdeu, tente ver. Foi um jogaço!

6. Evolução
O desfile do Corinthians não é daqueles de levantar a galera, mas vai passando com fluência pela avenida do Paulistão. A vitória por 3 x 2 sobre o Mirassol foi sofrida. A julgar pelas ideias de Fabio Carille e o que o técnico tem nas mãos, vai ser assim o ano inteiro. Dedicado a arrumar a defesa, o treinador viu a retaguarda sofrer dois gols pela segunda vez neste Estadual. Enquanto isso, os componentes do São Paulo continuam atravessando o samba. Questão de ajuste, mas o tricolor perdeu pontos inaceitáveis no quesito ao ceder o empate por 2 x 2 com o Novorizontino. Compreensível a irritação do carnavalesco Rogério Ceni.

7. Fantasia
Que sábado do folião Miguel Borja! No sábado pela manhã, o colombiano foi apresentado oficialmente com a fantasia do Palmeiras. Horas depois, caiu na avenida no Allianz Parque e fez o terceiro gol do Palmeiras na goleada por 4 x 1 sobre a Ferroviária, pelo Paulistão. Pela primeira vez no ano, o Palmeiras fez o que dele se espera em 2017: atropelou o adversário.

8. Harmonia
Quando Gabriel Jesus se machucou, fiz uma matéria com o amigo Braitner Moreira no Correio Braziliense mostrando que tem um paraibano arretado comendo a bola lá em Portugal. Considerado o novo Hulk, Tiquinho voltou a ser decisivo na vitória do Porto sobre o Boavista. Foi dele o gol da vitória. Se harmonia é o entrosamento entre o ritmo e o canto, Tiquinho tem sido nota 10. Recém-contratado, só não balançou a rede em uma partida, a derrota para a Juventus no duelo de ida pelas oitavas da Liga dos Campeões. Se tiver um “tiquinho” de boa vontade, Tite pode surpreender e chamar Tiquinho na próxima lista.

9. Mestre-sala e porta bandeira
Donos do “estandarte de ouro” do futebol desde 2009, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo continuam tremulando a bandeira do futebol bonito. O argentino foi decisivo na vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madri na rodada do Campeonato Espanhol. Cristiano Ronaldo não deixou por menos no triunfo de virada do Real Madrid sobre o Villarreal e converteu o pênalti que igualou o placar depois de o Submarino Amarelo abrir 2 x 0 no placar. Até quando jogam o suficiente, ambos são essenciais aos seus times.

10. Samba-enredo

A julgar pela letra e a melodia do Campeonato Candango, três “escolas” vão surgindo como favoritas ao título em 2017. O Brasiliense lidera sozinho com 13 pontos. Com um jogo a menos, o tradicional Gama aparece em terceiro com 10 e pode alcançar o Jacaré. Quarto colocado e atual vice-campeão, o Ceilândia vem subindo a tabela. Protagonista de uma bela virada diante do Atlético Taguatinga no sábado, por 3 x 2, o alvinegro pode assumir em breve a segunda colocação quando cumprir os jogos atrasados. Ao que parece, o campeão deste ano vai ser um desses três. É bom ficar de olho no Paracatu. O time mineiro vem correndo por fora. Por falar nos representantes do Entorno, o Luziânia vai mal na campanha em defesa do título. Neste domingo, perdeu para o Formosa, por 1 x 0, e está em sétimo.

 

Classificação
1. Brasiliense, 13
2. Paracatu, 11
3. Gama*, 10
4. Ceilândia*, 9
5. Real, 7
6. Sobradinho, 5
7. Luziânia, 5
8. Paranoá, 5
9. Santa Maria*, 4
10. Formosa*, 4
11. Brasília, 3
12. Atlético Taguatinga, 1

*Tem um jogo a menos

 

Artilheiros: João de Deus (Sobradinho), Romarinho (Ceilândia) e Wallace (Brasília), 3 gols